casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | HIV AIDS
Como o sistema circulatório e o respiratório estão inter-relacionados?
O sistema circulatório e o sistema respiratório trabalham em estreita colaboração para facilitar a troca de gases e fornecer oxigênio aos tecidos do corpo. Veja como eles estão inter-relacionados:
1. Troca gasosa nos pulmões: A principal função do sistema respiratório é facilitar as trocas gasosas. Os pulmões estão envolvidos no fornecimento de oxigênio ao corpo e na remoção do dióxido de carbono. Quando inspiramos, o ar rico em oxigênio entra nos pulmões. Dentro dos pulmões, pequenos sacos de ar chamados alvéolos são onde ocorrem as trocas gasosas. O oxigênio do ar inalado se difunde pelas paredes finas dos alvéolos e entra na corrente sanguínea. Simultaneamente, o dióxido de carbono, um produto residual da respiração celular, difunde-se da corrente sanguínea para os alvéolos e é expelido quando expiramos.
2. Transporte de oxigênio: O sistema circulatório então assume a tarefa de transportar oxigênio por todo o corpo. O oxigênio que entra na corrente sanguínea nos pulmões se liga à hemoglobina, uma proteína encontrada nos glóbulos vermelhos. A hemoglobina transporta oxigênio para todos os tecidos e células do corpo, onde é usada na respiração celular para produzir energia.
3. Remoção de dióxido de carbono: O sistema circulatório também auxilia na remoção do dióxido de carbono dos tecidos. À medida que as células do corpo produzem dióxido de carbono como subproduto da respiração celular, ele se difunde das células para a corrente sanguínea. O sistema circulatório transporta dióxido de carbono de volta aos pulmões. Nos pulmões, o dióxido de carbono se difunde da corrente sanguínea para os alvéolos e é expelido quando expiramos.
4. Circulação sanguínea: O coração, um componente crucial do sistema circulatório, bombeia sangue oxigenado dos pulmões para o resto do corpo e sangue desoxigenado de volta aos pulmões. Esta circulação contínua garante que o oxigênio seja fornecido a todos os tecidos e órgãos, enquanto o dióxido de carbono é removido de forma eficaz.
As ações coordenadas dos sistemas circulatório e respiratório mantêm os níveis necessários de oxigênio e dióxido de carbono no corpo. Sem esta integração, a troca gasosa eficiente e o fornecimento de oxigénio às células não seriam possíveis, levando a problemas de saúde significativos.