casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | HIV AIDS

Por que o HIV tem alta taxa de mutação?

O vírus da imunodeficiência humana (HIV) tem uma das taxas de mutação mais altas de qualquer microrganismo conhecido. Isto se deve à natureza propensa a erros da enzima transcriptase reversa, que é responsável por copiar o genoma do RNA viral em DNA.

A enzima transcriptase reversa do HIV não possui o mecanismo de revisão encontrado em muitas outras DNA/RNA polimerases. Isso significa que ele comete erros ao copiar o genoma do RNA viral em DNA, o que resulta em mutações.

Essas mutações podem ter vários efeitos no vírus, incluindo:

* Eles podem ajudar o vírus a escapar do sistema imunológico. O sistema imunológico é capaz de reconhecer e atacar vírus com base em suas proteínas únicas. No entanto, se o vírus estiver em constante mutação, o sistema imunológico será menos capaz de acompanhar e poderá eventualmente ficar sobrecarregado.
* Eles podem ajudar o vírus a sobreviver em diferentes ambientes. O VIH pode infectar uma vasta gama de diferentes células e tecidos do corpo e deve ser capaz de se adaptar a estes diferentes ambientes para sobreviver. As mutações podem ajudar o vírus a fazer isso, alterando suas proteínas para torná-lo mais compatível com diferentes tipos de células.
* Podem contribuir para o desenvolvimento de resistência aos medicamentos. O VIH pode tornar-se resistente aos medicamentos utilizados para o tratar, e esta resistência é frequentemente causada por mutações no genoma viral. Essas mutações podem alterar as proteínas visadas pelos medicamentos, tornando-os menos eficazes.

A alta taxa de mutação do HIV é um grande desafio no desenvolvimento de tratamentos eficazes para o vírus. No entanto, significa também que o vírus está em constante evolução, o que oferece alguma esperança para o desenvolvimento de novos medicamentos e vacinas que possam permanecer à frente da curva.