casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | HIV AIDS
Abuso de substâncias e HIV:a ligação?
O abuso de substâncias e a infecção pelo VIH estão intimamente ligados de diversas maneiras.
*
O abuso de substâncias pode aumentar o risco de infecção pelo HIV. Pessoas que abusam de drogas ou álcool têm maior probabilidade de se envolver em comportamentos sexuais de risco, como sexo desprotegido ou sexo com múltiplos parceiros. São também mais propensas a sofrer violência ou outros acontecimentos traumáticos, o que pode aumentar o risco de infecção pelo VIH.
*
O abuso de substâncias pode dificultar o controle da infecção pelo HIV. Pessoas que abusam de drogas ou álcool têm maior probabilidade de deixar de tomar os medicamentos para o HIV ou de não seguir o plano de tratamento. É também mais provável que tenham outros problemas de saúde que podem tornar mais difícil viver com o VIH.
*
O abuso de substâncias pode contribuir para a propagação do HIV. As pessoas que abusam de drogas ou álcool têm maior probabilidade de partilhar agulhas ou outros apetrechos para drogas, o que pode aumentar o risco de transmissão do VIH. Eles também são mais propensos a praticar sexo desprotegido, o que pode espalhar ainda mais a infecção.
A ligação entre o abuso de substâncias e a infecção pelo VIH é um grave problema de saúde pública. É importante aumentar a sensibilização para esta ligação e fornecer serviços de prevenção e tratamento às pessoas em risco.
Aqui estão algumas maneiras de reduzir o risco de abuso de substâncias e infecção por HIV: *
Eduque-se sobre o abuso de substâncias e a infecção pelo HIV. Aprenda sobre os riscos associados ao abuso de substâncias e como se proteger.
*
Estabeleça limites para o consumo de álcool. Se você bebe álcool, limite-se a uma bebida por dia para mulheres e duas bebidas por dia para homens.
*
Evite drogas ilícitas. As drogas ilícitas, como a cocaína, a heroína e as metanfetaminas, estão todas associadas a um risco aumentado de infecção pelo VIH.
*
Use preservativos sempre que fizer sexo. Os preservativos são a melhor forma de se proteger da infecção pelo HIV.
*
Faça o teste de HIV. Se você estiver em risco de infecção pelo HIV, faça o teste o mais rápido possível. O diagnóstico e o tratamento precoces podem ajudá-lo a viver uma vida mais longa e saudável.