casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | HIV AIDS

O que saber sobre candidíase quando você tem HIV

A candidíase é uma infecção fúngica causada por um tipo de levedura chamada Candida. Pode afetar diferentes partes do corpo, incluindo boca, garganta, esôfago, vagina e pele. A candidíase é uma infecção comum em pessoas com VIH e pode ser mais difícil de tratar em pessoas com doença avançada por VIH.

Sintomas de candidíase

Os sintomas da candidíase podem variar dependendo da localização da infecção. Alguns sintomas comuns incluem:

* Candidíase oral (aftas):manchas brancas ou amarelas na língua ou no interior da boca, dificuldade em engolir e sensação de queimação na boca.
* Candidíase esofágica:dificuldade em engolir, dor no peito e azia.
* Candidíase vaginal (infecção por fungos):coceira, queimação e irritação na vagina, bem como corrimento branco e espesso.
* Candidíase cutânea:manchas vermelhas e escamosas na pele, geralmente em áreas quentes e úmidas, como virilha, axilas e sob os seios.

Tratamento da candidíase

A candidíase é normalmente tratada com medicamentos antifúngicos. O tipo de medicamento utilizado dependerá da localização e gravidade da infecção. Alguns medicamentos antifúngicos comuns incluem fluconazol, itraconazol e nistatina.

Prevenção da candidíase

Existem algumas coisas que as pessoas com HIV podem fazer para ajudar a prevenir a candidíase:

* Pratique uma boa higiene bucal escovando os dentes duas vezes ao dia, usando fio dental uma vez ao dia e consultando seu dentista regularmente.
* Evite alimentos e bebidas açucaradas, que podem alimentar o fungo Candida.
* Use roupas largas e mantenha a pele limpa e seca.
* Se você é mulher, converse com seu médico sobre maneiras de prevenir infecções vaginais por fungos.

Perspectivas para candidíase

A candidíase é normalmente uma infecção tratável em pessoas com HIV. No entanto, pode ser mais difícil de tratar em pessoas com doença avançada por VIH. O diagnóstico e tratamento precoce da candidíase são importantes para prevenir complicações graves.