casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | HIV AIDS
O que saber sobre medicamentos de reforço para o HIV
Os medicamentos de reforço do VIH, também conhecidos como terapia anti-retroviral (TARV), são uma parte importante do tratamento de pessoas com VIH. Esses medicamentos ajudam a retardar a progressão do HIV e a prevenir doenças e complicações graves, reduzindo a quantidade de vírus no corpo.
A TARV é uma combinação de três ou mais medicamentos tomados uma ou duas vezes ao dia. Os medicamentos específicos utilizados dependerão da saúde geral do indivíduo e do tipo de VIH que tem.
Os medicamentos de reforço funcionam bloqueando a acção da transcriptase reversa, uma enzima que o VIH necessita para se replicar. Ao impedir a multiplicação do VIH, os medicamentos de reforço podem ajudar a reduzir o número de partículas virais no sangue e impedir que o vírus se espalhe para outras células.
Os medicamentos de reforço também podem ajudar a melhorar o sistema imunológico, que é a defesa natural do corpo contra infecções. Ao reduzir a quantidade de VIH no organismo, os medicamentos de reforço podem ajudar o sistema imunitário a combater melhor as infecções e doenças.
Tomar medicamentos de reforço é uma parte essencial do tratamento de pessoas com VIH. Estes medicamentos podem ajudar a prevenir doenças graves e complicações, e também podem melhorar a saúde geral e o bem-estar das pessoas com VIH.
Aqui estão algumas coisas importantes que você deve saber sobre os medicamentos de reforço do HIV:
*
Eles não são uma cura para o HIV. Não existe cura para o VIH, mas medicamentos de reforço podem ajudar a controlar o vírus e a prevenir doenças graves.
*
Eles devem ser tomados todos os dias. Os medicamentos de reforço são mais eficazes quando tomados de forma consistente. A falta de doses pode permitir que o vírus se torne resistente aos medicamentos.
*
Eles podem ter efeitos colaterais. Alguns medicamentos de reforço podem causar efeitos colaterais, como náuseas, vômitos, diarreia e fadiga. Esses efeitos colaterais geralmente desaparecem após algumas semanas.
*
Eles são importantes para prevenir doenças graves. Os medicamentos de reforço podem ajudar a prevenir doenças e complicações graves, como a SIDA, a pneumonia e o cancro.
*
Eles podem melhorar a qualidade de vida. Os medicamentos de reforço podem ajudar a melhorar a saúde geral e o bem-estar das pessoas com VIH.