casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | HIV AIDS

O que as pessoas trans devem saber sobre o HIV e a AIDS

HIV e AIDS

O HIV (vírus da imunodeficiência humana) é um vírus que ataca o sistema imunológico do corpo. Se não for tratado, o HIV pode causar AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida). A AIDS é o estágio final da infecção pelo HIV.

Pessoas trans correm maior risco de contrair HIV por uma série de razões, incluindo:

* Discriminação: As pessoas transexuais enfrentam frequentemente discriminação na habitação, no emprego e nos cuidados de saúde. Isto pode dificultar-lhes o acesso aos recursos de que necessitam para prevenir e tratar o VIH.
* Pobreza: As pessoas transgénero têm maior probabilidade de viver na pobreza do que as pessoas cisgénero (pessoas cuja identidade de género corresponde ao sexo que lhes foi atribuído à nascença). A pobreza pode dificultar o acesso à habitação, à alimentação e aos cuidados de saúde, o que pode aumentar o risco de transmissão do VIH.
* Uso de substâncias: Pessoas trans são mais propensas a usar álcool e drogas do que pessoas cisgênero. O consumo de substâncias pode aumentar o risco de transmissão do VIH, prejudicando o julgamento e tornando mais difícil a prática de sexo seguro.
* Trabalho sexual: As pessoas transgénero são mais propensas a praticar trabalho sexual do que as pessoas cisgénero. O trabalho sexual pode aumentar o risco de transmissão do VIH se não for realizado de forma segura.

Há uma série de coisas que as pessoas transexuais podem fazer para reduzir o risco de contrair HIV, incluindo:

* Faça testes de HIV regularmente. Se for diagnosticado com HIV, você pode iniciar o tratamento imediatamente, o que pode ajudá-lo a ter uma vida longa e saudável.
* Pratique sexo seguro. Use preservativos sempre que fizer sexo, mesmo se estiver usando outros métodos anticoncepcionais.
* Vacine-se contra hepatite A e B. Estes vírus podem danificar o fígado e aumentar o risco de transmissão do VIH.
* Converse com seu médico sobre a PrEP. A PrEP (profilaxia pré-exposição) é um medicamento que pode ajudar a prevenir a infecção pelo HIV em pessoas com alto risco de exposição.
* Obtenha suporte da sua comunidade. Existem muitas organizações que prestam apoio a pessoas trans. Essas organizações podem oferecer uma variedade de serviços, incluindo moradia, assistência profissional e saúde.

Se você é uma pessoa transgênero, é importante estar ciente dos riscos do HIV e tomar medidas para se proteger da infecção. Ao fazer testes regularmente, praticar sexo seguro e ser vacinado contra a hepatite A e B, você pode ajudar a reduzir o risco de contrair HIV.