Qualidade de vida para as pessoas HIV- positivas aumentou dramaticamente desde o desenvolvimento de um tratamento multi- droga, chamada HAART (terapia anti-retroviral altamente ativa). Este grupo de medicamentos tem como alvo do HIV em diferentes pontos no ciclo de infecção , reduzindo o impacto do vírus sobre o sistema imunológico e retardar o aparecimento de sintomas . Embora essas drogas têm esquemas complicados e muitas pessoas experimentam uma série de efeitos colaterais , tanto leves e graves , é importante seguir o plano de tratamento estabelecido com um médico e não alteram o curso do tratamento sem o conhecimento do médico. Também é fundamental para o acompanhamento com consultas médicas, exames e testes de carga viral , e manter um médico informado sobre quaisquer efeitos secundários graves de medicamentos.
Lifestyle
um trio de escolhas de estilo de vida são importantes para todas as pessoas HIV- positivas : manter uma dieta saudável , evitar ou parar de fumar e fazer exercícios . Geralmente , isso ocorre porque um corpo em forma global será capaz de combater infecções melhor e também está melhor equipado para lidar com o próprio vírus . A manutenção de um balanço nutricional adequado e construção de massa muscular através de exercícios pode ajudar a evitar o desperdício , uma condição de perda de peso severa , que pode começar antes mesmo de HIV progride para AIDS. De acordo com a Crise de Saúde dos Homens Gay ( GMHC ) , o exercício também pode ajudar a aliviar o estresse, melhorar a função imunológica, regular o sono e melhorar o apetite .
Divulgação
Divulgar o seu estado de HIV é uma decisão muito pessoal . No nível mais básico, é importante dizer a todos os prestadores de cuidados de saúde que um é HIV- positivo , para que possam prestar o melhor atendimento e acompanhamento de sintomas relacionados com o HIV. Também é importante para chegar à família e aos amigos e construir uma rede de apoio de pessoas que se preocupam com você e pode compreender as emocionais , bem como os aspectos físicos de viver com HIV .
Proteção
uma vez que é diagnosticado com HIV , é importante para proteger a si mesmo e parceiros sexuais de uma de infecção. É responsabilidade de uma pessoa HIV - positiva para informar os seus parceiros de seu status e ambos os parceiros devem insistir em práticas de sexo seguro , incluindo barreiras (preservativos, preservativos femininos , camisinha ) e outercourse . Em muitos lugares , é ilegal fazer sexo com alguém sem revelar o estado de HIV . Também é importante se proteger de outras infecções , como HIV torna mais suscetíveis à infecção com outras doenças sexualmente transmissíveis.
Educação
Pessoas que representam as comunidades marginalizadas , muitas vezes encontrar -se no papel de um educador para os outros. Para as pessoas HIV- positivas , isso pode significar falar sobre os efeitos do HIV e as suas vias de transmissão , bem como as próprias experiências como uma pessoa seropositiva . Pode ser necessário para acalmar os receios de outras pessoas para proteger os próprios direitos , como quando as pessoas estão preocupadas com a partilha de instalações públicas. No entanto, ninguém deve se sentir que ela representa toda uma comunidade , e compartilhar informações com outras pessoas deve ser sempre à vontade e com respeito a sua própria privacidade.
Suporte
diagnóstico de HIV e os fatores relacionados com a natureza crônica da doença de HIV pode trazer estresse , tristeza e outros sentimentos negativos . HIV InSite recomenda depender de amigos e familiares para compartilhar seus sentimentos com , bem como a possibilidade de participar de um grupo de apoio de pessoas que realmente entendem o que é viver com HIV . Se sentimentos negativos persistirem, pode ser apropriado para chegar a ajuda do campo de saúde mental.