Com o tratamento adequado , uma pessoa infectada pelo HIV pode viver por mais de 20 anos . De acordo com TheBody.com , as populações de baixa renda são 89% mais propensos a morrer de SIDA do que os grupos de renda mais alta , com o acesso a cuidados médicos adequados . O período médio de incubação do vírus HIV (sem tratamento ) é entre 9 e 11 anos , tornando o acesso à assistência médica vital na determinação da expectativa de vida .
HIV subtipo
subtipo viral também contribui para o prognóstico em pessoas com HIV . Os dois principais incluem estirpes de HIV - 1 e HIV - 2 , cada uma com as suas próprias subtipos . De acordo com EHealthSource.com , aqueles com uma estirpe conhecida como o subtipo D têm , em média, uma esperança de vida dois e quatro anos mais curta do que aquelas com o subtipo A , fazendo estirpe viral um factor significativo para o prognóstico de longo prazo .
comorbidade
Certas condições de comorbidade pode acelerar a taxa de progressão do HIV para a AIDS e aumentar a probabilidade de morrer de um complexo relacionado à AIDS . Vírus como o papilomavírus humano (HPV) , o vírus associado ao sarcoma de Kaposi herpes ( KSHV ) e do vírus de Epstein - Barr aumentar o risco de certos tipos de cancro em pessoas com HIV e causa stress ao sistema imunitário . A presença de outras doenças sexualmente transmissíveis, como herpes e sífilis também aumentar as chances de transmissão do HIV de pessoa para pessoa , por isso sempre praticar o sexo seguro e evitar comportamentos de alto risco .
Cooperação do Paciente
Porque medicamentos para o HIV exigem esquemas de dosagem rigorosas e pode ter efeitos colaterais desagradáveis , a não conformidade é um problema significativo . O não cumprimento de esquemas de dosagem pode levar a um tratamento resistente ao HIV , o que é especialmente problemático devido ao número limitado de já opções de tratamento. Para garantir a eficácia de coquetéis de drogas ao longo do tempo , aderir a esquemas de dosagem , tanto quanto possível .
Lifestyle
fatores gerais de estilo de vida como dieta e exercício pode desempenhar um papel significativo na expectativa de pacientes HIV /AIDS vida. Evite o uso de drogas e álcool e de ter relações sexuais com múltiplos parceiros , uma vez que estas actividades enfraquecer o sistema imunológico . O estresse , a má alimentação e depressão também podem afetar negativamente o prognóstico , enquanto a higiene adequada , alimentação adequada e um aumento de perspectiva positiva tanto a expectativa de vida e qualidade de vida para aqueles que vivem com HIV /AIDS.