Os profissionais de saúde e representantes de organizações de serviços de AIDS devem manter a confidencialidade em todas as configurações. Na maioria dos casos , revelando o estado HIV de um indivíduo infectado, é uma violação da confidencialidade e pode resultar em ações judiciais ou outros procedimentos legais .
Dever de informação
Um médico pode avisar um parceiro sexual conhecido de uma infecção, mas só poderá fazê-lo se ele acredita que vai impedir uma nova infecção . Antes que o médico pode fazer isso, ela deve ter uma forte razão para acreditar que o indivíduo infectado está escondendo seu status de HIV de seu parceiro.
Exposição intencional
exposição intencional acontece quando alguém sabe que tem HIV e não divulgar a parceiros sexuais e não está ciente da transmissão possível. Vários estados já aprovaram leis para tratar a exposição intencional como uma ofensa criminal.
Criminalização
Muitos estados têm leis para criminalizar a exposição intencional , e na história da doença, pelo menos 300 pessoas foram processados criminalmente por infectar intencionalmente outros. Dependendo do estado , o crime pode ser tão grave como um homicídio ou tentativa de acusação de homicídio .
Divulgação
Além parceiros sexuais , os indivíduos infectados pelo HIV não são obrigados a informar os outros do seu estado serológico . Eles não têm de dizer a família (que não seja cônjuge ou parceiro sexual) , nem têm de informar os empregadores, colegas de trabalho ou amigos.