Sexo seguro é a relação sexual em que são feitos esforços para reduzir o risco de transmissão de uma doença sexualmente transmissível , como HIV . Um componente-chave para o sexo seguro é o uso adequado e consistente do preservativo.
Eficácia na Prevenção
Quando usado corretamente, preservativos de látex são mais de 98 por cento eficaz na prevenção da infecção pelo HIV. É importante que os preservativos ser usado como indicado para uma utilização correcta . A data de vencimento nos preservativos devem ser verificados antes do uso, como preservativos expirados pode secar e pode rachar ou quebrar durante a relação sexual .
Lubrificação
ordem para ajudar a evitar a fissuração e à fractura durante a relação sexual , o que poderia levar à exposição ao HIV , um lubrificante à base de água deve ser usada . Os lubrificantes à base de óleo devem ser evitados, pois podem danificar o látex do preservativo e fazer com que os pontos fracos que podem levar às lágrimas ou quebras .
Espermicida lubrificantes
Estudos pelo Instituto de Medicina Tropical, descobriram que os espermicidas comummente utilizados podem aumentar o risco de infecção por HIV . Estes espermicidas podem causar irritação genital , resultando em pequenas feridas que o vírus HIV poderia usar para entrar no corpo .
Latex vs sem látex preservativos
Muitos não preservativos de látex não foram aprovados pelo FDA como um meio de prevenir o HIV ou outras infecções sexualmente transmissíveis . Isto é especialmente verdadeiro para as de pele de carneiro e outros preservativos "naturais" , como eles são muito porosos e são incapazes de impedir a transmissão de células virais . Confira os pacotes de preservativos para obter informações sobre se eles são aprovados para uso na prevenção do HIV .