AIDS surge como HIV acelera rapidamente seu dano de células T , que são responsáveis por proteger o sistema imunológico. Se não forem tomadas medidas para retardar os efeitos do HIV , tais como o uso da terapia anti-retroviral , o HIV pode progredir para AIDS dentro de nove a 10 anos. No entanto , a utilização de terapia anti-retroviral pode retardar significativamente este processo . A terapia anti-retroviral utiliza uma matriz de medicamentos que inibem principalmente determinadas fases do ciclo de vida do retrovírus . Outro fator que pode retardar ou acelerar a progressão do HIV para a AIDS é a predisposição genética. Se alguém está predisposto geneticamente para resistir a certas vertentes do HIV , a infecção vai demorar muito mais tempo para progredir
Transmissão
HIV /AIDS é transmitida através de fluidos corporais. - secreções sexuais , sangue e leite materno . Durante a atividade sexual , a infecção pode ser transmitida através das secreções sexuais de um parceiro para as membranas mucosas nas áreas retais , genitais ou orais do outro. Exposição através da corrente sanguínea afeta principalmente os usuários de drogas injetáveis e aqueles que recebem transfusões de sangue. Para os usuários de drogas injetáveis , se uma agulha está sendo reutilizado e tem o sangue de alguém infectado com o vírus , há uma chance muito grande de que a pessoa que usa a agulha suja vai contrair o vírus . A partir de 2010 , há uma chance muito baixa de alguém contrair o vírus através de transfusões de sangue , devido a uma melhor triagem dos doadores. O vírus também pode ser transmitido da mãe para o filho através do leite materno
Fisiopatologia
AIDS destrói as células de uma pessoa t - . Especificamente, as células T CD4 + . Essas células ajudam a combater as infecções do sistema imunológico e células cancerosas. Sem eles, a pessoa é suscetível a infecções oportunistas e câncer. Embora os sintomas da AIDS podem não aparecer por anos, a maior parte da destruição das células T CD4 + ocorre dentro das primeiras semanas da presença do vírus da Aids . O vírus também afecta as células do sistema nervoso central e o endotélio , que é a camada de células que revestem o interior dos vasos sanguíneos .
Sintomas
Os sintomas SIDA ocorrer na presença de infecções que não afectariam uma pessoa com um sistema imunitário normal, saudável . Estas infecções afetam as funções funções , olhos, pulmões, pele e gastrointestinais neurológicos. Funções neurológicas são afetados por meningite e uma série de problemas metabólicos que causam deficiências neurológicas . Os pulmões são afetados através de pneumocistose e tuberculose. Tumores e neoplasias ocorrem frequentemente em alguém com AIDS. O tipo de câncer mais comum a afetar as pessoas com SIDA é o sarcoma de Kaposi, um câncer de pele raro. Funções gastrointestinais são comprometidos através fúngicas, virais e bacterianas .
Diagnóstico
HIV pode ser diagnosticada através de um exame de sangue. Técnicos de laboratório usará testes de rastreio para detectar a presença de anticorpos anti -HIV . Os anticorpos anti -HIV são a prova de que a pessoa está infectada com o HIV . Uma vez que a pessoa é diagnosticada com HIV , a progressão para a AIDS é diagnosticada através de um sistema de quatro estágios derivada pela Organização Mundial de Saúde . Cada estágio demonstra uma progressão de sintomas característicos da AIDS. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças também tem um sistema de classificação para a AIDS .