casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Pressão Alta
Como o sangue muda nos 3 sistemas de circulação?
O sangue sofre várias alterações à medida que passa pelos três sistemas de circulação:a circulação pulmonar, a circulação coronária e a circulação sistêmica. Aqui estão as mudanças observadas em cada sistema:
1. Circulação Pulmonar:
- Oxigenação:Na circulação pulmonar, o sangue flui do coração para os pulmões. Durante esse processo, ele sofre oxigenação, onde é liberado dióxido de carbono e adquirido oxigênio dos pulmões. O sangue oxigenado retorna então ao coração.
- Diminuição do dióxido de carbono:à medida que o sangue passa pelos capilares pulmonares, ele perde dióxido de carbono, que se difunde do sangue para os alvéolos. A quantidade de dióxido de carbono no sangue diminui.
2. Circulação Coronária:
- Perfusão Miocárdica:Na circulação coronária, o sangue flui das principais artérias do coração (artérias coronárias) para o tecido muscular cardíaco (miocárdio). Essa circulação garante que o coração receba um suprimento constante de oxigênio e nutrientes.
- Troca Metabólica:À medida que o sangue flui através dos capilares coronários, fornece oxigênio e nutrientes às células do músculo cardíaco. Ao mesmo tempo, o dióxido de carbono e os resíduos metabólicos são removidos.
3. Circulação Sistêmica:
- Fornecimento de oxigênio e nutrientes:A circulação sistêmica transporta sangue oxigenado do coração para todos os tecidos e órgãos do corpo. Garante a distribuição de oxigênio e nutrientes essenciais ao funcionamento celular.
- Remoção de dióxido de carbono e resíduos metabólicos:À medida que o sangue flui através dos capilares sistêmicos, ele coleta dióxido de carbono e resíduos metabólicos dos tecidos. Essas substâncias se difundem das células para os capilares.
- Desoxigenação:O sangue oxigenado que sai do coração perde gradualmente oxigênio à medida que percorre os capilares sistêmicos, entregando-o aos tecidos. Como resultado, o teor de oxigênio no sangue diminui.
Em resumo, as alterações sanguíneas na circulação pulmonar incluem oxigenação e diminuição do dióxido de carbono. A circulação coronária permite a perfusão do músculo cardíaco com oxigênio e nutrientes. A circulação sistêmica fornece oxigênio e nutrientes a todos os tecidos do corpo, ao mesmo tempo que remove dióxido de carbono e resíduos metabólicos. Essas mudanças são essenciais para manter o funcionamento geral e a homeostase do corpo.