casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Pressão Alta
O que acontece com a pressão nos pulmões humanos em águas profundas?
A pressão nos pulmões humanos aumenta à medida que o mergulhador desce mais fundo na água. Isso ocorre porque a água exerce pressão sobre o corpo por todos os lados e a pressão aumenta com a profundidade. A pressão nos pulmões deve ser igual à pressão da água fora do corpo, para evitar o colapso dos pulmões.
A uma profundidade de 10 metros (33 pés), a pressão na água é o dobro da pressão na superfície. Isto significa que a pressão nos pulmões também deve ser o dobro da pressão na superfície, para evitar o colapso dos pulmões. O corpo do mergulhador compensa esse aumento de pressão produzindo mais muco nos pulmões, o que ajuda a evitar o colapso dos pulmões.
À medida que o mergulhador desce mais fundo na água, a pressão continua a aumentar. O corpo do mergulhador deve continuar a produzir mais muco para evitar o colapso dos pulmões. No entanto, há um limite para a quantidade de muco que o corpo pode produzir. A uma profundidade de cerca de 90 metros, a pressão na água é tão grande que o corpo do mergulhador não consegue mais produzir muco suficiente para evitar o colapso dos pulmões. É por isso que os mergulhadores não podem mergulhar a profundidades superiores a 300 pés sem o uso de equipamento especial, como um sino de mergulho ou um submarino.