casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Pressão Alta
Se você está grávida de 33 semanas e fez muitos exames de sangue que mostram que sua ALT está alta, o que isso pode significar?
Altos níveis de ALT (alanina aminotransferase) durante a gravidez podem ser um sinal de colestase intra-hepática da gravidez (PIC), também conhecida como colestase obstétrica. A PIC é uma doença hepática que ocorre durante a gravidez e é caracterizada por níveis elevados de sais biliares no sangue.
Altos níveis de ALT podem indicar dano ou disfunção hepática. No contexto da gravidez, a PIC pode causar coceira, principalmente nas palmas das mãos e plantas dos pés, bem como urina escura, fezes claras e fadiga. Também pode aumentar o risco de complicações durante a gravidez, incluindo:
- Nascimento prematuro
- Baixo peso ao nascer
- Natimorto
Se você tiver níveis elevados de ALT durante a gravidez, seu médico poderá recomendar exames adicionais, como ultrassonografia do fígado, para avaliar o fígado e determinar a causa. Eles também podem recomendar o monitoramento dos níveis de ácidos biliares e do bem-estar fetal.
O tratamento para PIC geralmente envolve medicamentos para aliviar a coceira e reduzir os níveis de ácidos biliares. Em alguns casos, a hospitalização pode ser necessária para monitorar de perto a mãe e o bebê. A condição geralmente desaparece após o parto.
É importante discutir suas preocupações e resultados de exames com seu médico, que poderá fornecer conselhos e cuidados personalizados com base em sua situação específica.