casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Pressão Alta

Beber vinho afeta a pressão alta?

Foi demonstrado que beber vinho com moderação (uma bebida por dia para mulheres e duas bebidas por dia para homens) traz vários benefícios potenciais à saúde, incluindo a redução do risco de doenças cardíacas. Isso ocorre porque o vinho contém diversos compostos que possuem propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, como flavonóides e resveratrol. Esses compostos podem ajudar a reduzir a pressão arterial, melhorar os níveis de colesterol e reduzir o risco de coágulos sanguíneos.

No entanto, beber vinho em excesso pode ter o efeito oposto e aumentar a pressão arterial. Isso ocorre porque o álcool pode danificar o coração e os vasos sanguíneos e também levar ao ganho de peso, o que pode aumentar a pressão arterial. Além disso, algumas pessoas podem ser mais sensíveis aos efeitos do álcool do que outras e podem sentir um aumento na pressão arterial mesmo depois de beber uma quantidade moderada de vinho.

Portanto, é importante beber vinho com moderação para colher os potenciais benefícios à saúde sem colocar em risco a pressão arterial. Se você tem pressão alta, é importante conversar com seu médico sobre se é ou não seguro beber vinho.

Aqui estão algumas dicas adicionais para controlar a pressão alta:

* Mantenha um peso saudável
* Faça uma dieta saudável, rica em frutas, vegetais e grãos integrais
* Limite a ingestão de sódio (sal)
* Faça exercícios regularmente
* Gerenciar o estresse
* Pare de fumar
* Limite a ingestão de álcool