casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Pressão Alta

A pressão arterial pode ficar normal durante um ataque cardíaco?

É possível ter um ataque cardíaco tendo pressão arterial normal. Isso pode acontecer por vários motivos:

Em alguns casos, uma pessoa pode ter pressão arterial baixa devido a choque ou outras condições. A medição da pressão arterial de pacientes com ataques cardíacos ou com problemas relacionados às coronárias geralmente revela pressão alta. No entanto, em alguns casos, é possível ter um ataque cardíaco leve com pressão arterial ligeiramente elevada, em vez de extremamente alta. Quando a pressão arterial sistólica está entre 130 e 179 mmHg e a pressão diastólica está entre 80 e 109 mmHg, a pressão arterial de um paciente é chamada de limítrofe alta ou elevada.

Alguns indivíduos têm pressão arterial naturalmente baixa e, mesmo durante um ataque cardíaco, a pressão arterial pode permanecer dentro da faixa normal.

Certos medicamentos para hipertensão ou outras condições podem causar queda na pressão arterial.

O momento da medição da pressão arterial também pode desempenhar um papel. A pressão arterial pode flutuar ao longo do dia e pode ser mais baixa durante um ataque cardíaco se for medida em um determinado momento.

Se você estiver apresentando sintomas de ataque cardíaco, como dor no peito, falta de ar ou dor no braço, pescoço ou mandíbula, é crucial procurar atendimento médico imediato, independentemente da leitura da sua pressão arterial.