casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Pressão Alta
Qual é o tratamento para hidrocefalia de pressão elevada e normal?
O tratamento para hidrocefalia de pressão elevada e normal normalmente envolve um dos seguintes métodos:
1. Procedimentos de desvio de líquido cefalorraquidiano (LCR) :
um.
Desvio ventriculoperitoneal (VP): Este é o tratamento mais comum para hidrocefalia de pressão elevada e normal. Um shunt é implantado cirurgicamente para desviar o excesso de LCR dos ventrículos do cérebro para a cavidade peritoneal no abdômen. O shunt ajuda a drenar o excesso de líquido, reduzindo a pressão no cérebro.
b.
Desvio lomboperitoneal (LP): Nos casos em que a derivação VP não for viável, uma derivação LP pode ser usada. O shunt LP desvia o LCR da coluna lombar para a cavidade peritoneal.
2. Terceira Ventriculostomia Endoscópica (ETV) :
ETV é um procedimento minimamente invasivo que envolve a criação de uma pequena abertura no assoalho do terceiro ventrículo do cérebro. Isso permite que o LCR flua livremente dos ventrículos para os espaços subaracnóideos, reduzindo a pressão no cérebro.
3. Gestão Médica: Em alguns casos, medicamentos podem ser usados para controlar os sintomas da hidrocefalia:
um.
Diuréticos: Os diuréticos, como a acetazolamida, podem ajudar a reduzir a produção de LCR.
b.
Agentes Osmóticos: Agentes osmóticos como o glicerol podem reduzir temporariamente a pressão intracraniana.
c.
Anticonvulsivantes: Eles são usados para controlar convulsões que podem ocorrer devido ao aumento da pressão intracraniana.
4. Descompressão Cirúrgica: Em casos raros, se a obstrução do fluxo do LCR for devida a uma anormalidade estrutural, como um tumor, a cirurgia poderá ser realizada para remover a obstrução e melhorar a circulação do LCR.
A abordagem específica do tratamento depende da causa subjacente e da gravidade da hidrocefalia, bem como da saúde geral do paciente. Um neurocirurgião avaliará cuidadosamente a condição do indivíduo e recomendará a opção de tratamento mais adequada.