casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Pressão Alta

Qual é a utilidade do esfigmomanômetro?

Um esfigmomanômetro é um dispositivo médico usado para medir a pressão arterial, a força exercida pelo sangue contra as paredes dos vasos sanguíneos. Consiste em um manguito inflável enrolado na parte superior do braço, conectado a um manômetro que mede a pressão no manguito.

O esfigmomanômetro é usado para diagnosticar e monitorar a pressão alta (hipertensão), um importante fator de risco para doenças cardíacas, acidente vascular cerebral e insuficiência renal. Também é usado para avaliar a eficácia de medicamentos utilizados no tratamento da hipertensão.

O procedimento para usar um esfigmomanômetro envolve colocar o manguito em volta do braço, inflá-lo até que a pressão do manguito exceda a pressão sanguínea na artéria e, em seguida, liberar lentamente o ar do manguito enquanto ouve os sons de Korotkoff. Esses sons são criados pelo sangue que flui através da artéria sob o manguito e podem ser usados ​​para determinar a pressão arterial sistólica e diastólica.

A pressão arterial sistólica é a pressão na artéria quando o coração se contrai, e a pressão arterial diastólica é a pressão quando o coração relaxa. Uma pressão arterial normal é considerada inferior a 120/80 mm Hg. Leituras de pressão arterial acima de 140/90 mm Hg são consideradas pressão alta.