casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | Pressão Alta

Uma injeção de cortisona aumentará sua pressão arterial e, em caso afirmativo, por quanto tempo?

Sim, uma injeção de cortisona pode aumentar sua pressão arterial. O aumento da pressão arterial geralmente é observado algumas horas após a administração da injeção e pode durar alguns dias. No entanto, em alguns casos, pode persistir por mais tempo.

Acredita-se que a razão pela qual as injeções de cortisona podem levar à hipertensão arterial se deva a vários fatores:

- A retenção de água causada por um corticosteróide é chamada de retenção de líquidos ou edema.

- Este processo de retenção de água envolve o aumento do volume sanguíneo fazendo com que ele seja bombeado contra mais resistência, aumentando assim a pressão arterial.

- Inflamação, que causa pressão arterial elevada, levando à redução da atividade do óxido nítrico e ao aumento da atividade da angiotensina II nos vasos sanguíneos. Além disso, a inflamação afeta os níveis de insulina, fazendo com que os músculos, o fígado e os tecidos adiposos se tornem mais resistentes à insulina, levando à hipertensão arterial através de alterações no sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA), que regula os hormônios.


Seu médico pode recomendar maneiras de controlar sua pressão arterial se determinar que ela subiu por causa de uma injeção de cortisona. Se a pressão alta persistir por mais de 2 semanas após a injeção, fale com seu médico porque a pressão alta pode não ser atribuída às injeções de cortisona.