casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Pressão Alta
A pressão alta causa problemas nos órgãos?
A pressão alta (hipertensão) pode levar a vários problemas de saúde e danificar vários órgãos do corpo ao longo do tempo, se não for tratada ou controlada. Aqui estão alguns órgãos que podem ser afetados pela pressão alta:
1. Coração: A hipertensão arterial exerce pressão extra sobre o coração, fazendo com que ele trabalhe mais e com menos eficiência. Com o tempo, isso pode levar à insuficiência cardíaca, onde o coração não consegue bombear sangue suficiente para atender às necessidades do corpo.
2. Vasos sanguíneos: O aumento da pressão nas artérias pode danificar e enfraquecer as paredes dos vasos sanguíneos, levando a doenças como a aterosclerose (endurecimento das artérias). Este estreitamento e endurecimento das artérias pode restringir o fluxo sanguíneo para órgãos vitais, aumentando o risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e doença arterial periférica (DAP).
3. Cérebro: A hipertensão pode danificar os vasos sanguíneos do cérebro, aumentando o risco de derrames. Os acidentes vasculares cerebrais ocorrem quando o fornecimento de sangue a uma parte do cérebro é interrompido, causando danos ao tecido cerebral. A hipertensão arterial também pode levar ao declínio cognitivo e à demência a longo prazo.
4. Rins: Os rins são responsáveis por filtrar os resíduos do sangue e regular a pressão arterial. A hipertensão arterial pode danificar os delicados vasos sanguíneos dos rins, prejudicando a sua função e podendo levar à doença renal e até à insuficiência renal.
5. Olhos: A hipertensão arterial pode causar danos aos pequenos vasos sanguíneos da retina (o tecido sensível à luz na parte posterior do olho), levando a uma doença chamada retinopatia hipertensiva. Se for grave, pode causar perda de visão.
6. Disfunção sexual: Nos homens, a pressão arterial elevada pode contribuir para a disfunção erétil, enquanto nas mulheres pode afetar a excitação e a satisfação sexual.
É importante controlar a pressão arterial através de mudanças no estilo de vida, como manter um peso saudável, praticar exercícios regularmente, reduzir a ingestão de sal, parar de fumar e limitar o consumo de álcool. Se as mudanças no estilo de vida por si só não forem suficientes, um profissional de saúde pode prescrever medicamentos para controlar a hipertensão e reduzir o risco de complicações.