casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Pressão Alta
Como um ACE pode ajudar a mediar sua pressão arterial?
Os inibidores da ECA (inibidores da enzima de conversão da angiotensina) ajudam a reduzir a pressão arterial, relaxando os vasos sanguíneos, permitindo que o sangue flua mais facilmente através deles.
1.
Inibição da ECA :A ECA é uma enzima que desempenha um papel crucial no sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA), um sistema hormonal que regula a pressão arterial. A ECA converte a angiotensina I em angiotensina II, um potente vasoconstritor que causa o estreitamento dos vasos sanguíneos. Ao inibir a ECA, os inibidores da ECA bloqueiam a conversão da angiotensina I em angiotensina II, levando à diminuição dos níveis de angiotensina II no organismo.
2.
Relaxamento dos vasos sanguíneos :A diminuição dos níveis de angiotensina II faz com que os vasos sanguíneos relaxem e se dilatem. Essa vasodilatação reduz a resistência ao fluxo sanguíneo, facilitando o fluxo do sangue pelas artérias e veias. Como resultado, a pressão arterial diminui.
3.
Redução na secreção de aldosterona :A angiotensina II também estimula a liberação de aldosterona, hormônio que promove a retenção de sódio e o acúmulo de líquidos no corpo. Ao bloquear a formação de angiotensina II, os inibidores da ECA reduzem indiretamente a secreção de aldosterona. Níveis mais baixos de aldosterona levam ao aumento da excreção de sódio e à diminuição da retenção de líquidos, contribuindo para a redução da pressão arterial.
4.
Aumento da produção de óxido nítrico :Descobriu-se que os inibidores da ECA aumentam a produção de óxido nítrico (NO), um vasodilatador que desempenha um papel na regulação da pressão arterial. O NO ajuda a relaxar os vasos sanguíneos, promovendo ainda mais a vasodilatação e reduzindo a pressão arterial.
Ao inibir a ECA e seus efeitos posteriores, os inibidores da ECA reduzem efetivamente a pressão arterial, tornando-os um medicamento comumente prescrito para o tratamento da hipertensão e de outras condições cardiovasculares.