casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | Pressão Alta
Como as válvulas evitam que o sangue flua na direção errada?
As válvulas do sistema circulatório evitam que o sangue flua na direção errada, garantindo que o sangue flua apenas para a frente, do coração para o resto do corpo e de volta ao coração. Aqui estão dois tipos principais de válvulas envolvidas:
1. Válvulas Cardíacas:
- Válvulas Mitral e Tricúspide:Estas válvulas estão localizadas entre os átrios (câmaras superiores) e os ventrículos (câmaras inferiores) do coração. Durante a diástole (a fase de relaxamento do coração), eles se abrem, permitindo que o sangue flua dos átrios para os ventrículos. Quando os ventrículos se contraem durante a sístole, essas válvulas se fecham, impedindo o fluxo reverso de sangue para os átrios.
- Válvulas Pulmonar e Aórtica:Estas válvulas estão localizadas nas saídas dos ventrículos. A válvula pulmonar controla o fluxo sanguíneo do ventrículo direito para as artérias pulmonares, levando aos pulmões. A válvula aórtica regula o fluxo sanguíneo do ventrículo esquerdo para a aorta, a principal artéria do corpo. Durante a sístole, quando os ventrículos se contraem, essas válvulas se abrem para permitir que o sangue flua para as artérias. Quando os ventrículos relaxam, essas válvulas se fecham, evitando o refluxo do sangue para os ventrículos.
2. Válvulas venosas:
As veias, que transportam o sangue do corpo de volta ao coração, contêm válvulas unidirecionais que evitam o refluxo do sangue. Estas válvulas são particularmente importantes nas extremidades, onde trabalham contra a gravidade para garantir que o sangue flua eficientemente em direção ao coração. As válvulas venosas consistem em folhetos ou cúspides que se abrem quando o sangue flui em direção ao coração e fecham quando há qualquer tendência de o sangue fluir para trás.
As válvulas do sistema circulatório funcionam passivamente, respondendo às mudanças de pressão no coração e nos vasos sanguíneos. Quando há anormalidades ou danos nessas válvulas, pode causar doença valvar cardíaca ou insuficiência venosa, que pode exigir tratamento ou intervenção médica.