A pressão arterial elevada pode ser responsável pela definição em movimento duas condições das artérias : aterosclerose e arteriosclerose . Arteriosclerose é uma condição em que as artérias começam a perder a sua elasticidade e para se tornar mais espessa . Isto torna mais difícil para as artérias para compensar as alterações na pressão sanguínea e pode conduzir a pressão total para cima . A aterosclerose é uma condição na qual depósitos de gordura recolher nas paredes danificadas das artérias. Estes depósitos de tornar mais difícil para o sangue passar nas artérias , aumentando ainda mais a pressão arterial.
Problemas cardíacos
A pressão arterial elevada também pode levar a problemas com o coração . A doença arterial coronária é uma condição em que existe um bloqueio específico para as artérias que levam o sangue para o coração . Isto pode levar a angina ( dor no peito ) . Também pode aumentar os riscos de um evento cardíaco , como por exemplo um ataque cardíaco . A tensão geral de que altos de pressão arterial no coração pode , eventualmente, causar desgaste muscular suficiente que o coração deixa de funcionar corretamente ou dar inteiramente.
Problemas renais
Os rins são suscetíveis a danos causados por pressão alta . A hipertensão pode danificar as artérias que fornecem sangue para os rins , para além de danificar os vasos dentro do rim . Este dano pode levar à insuficiência renal , que inibe os rins de filtrar os resíduos do sangue. Este dano pode também levar à formação de cicatrizes nos rins , com o mesmo efeito . Embora seja menos comum , pressão alta também pode causar aneurismas no rim.
Curso
Um grande risco envolvido com a pressão arterial elevada é a ocorrência de um acidente vascular cerebral ou um mini-curso . A mini-AVC ( acidente isquémico transitório ) acontece quando o fluxo de sangue para o cérebro é interrompido por alguns instantes. Normalmente , isto ocorre como resultado de aterosclerose ou devido a um coágulo de sangue pequeno . O curso total ocorre quando o fluxo de sangue ao cérebro é interrompido durante um período de tempo . Esta perda de fluxo sanguíneo nega tanto o oxigênio e alimento para o tecido cerebral , e mata as células do cérebro . Isso pode ser o resultado de coágulos ou aneurismas , os quais ocorrem devido a danos arterial causada pela pressão arterial elevada.
Problemas Cognitivo
A pressão arterial elevada também pode levar para o dano das funções cognitivas devido ao fluxo sanguíneo comprometido . O dano pode ser leve , com apenas alguma deterioração nas áreas de linguagem, memória e raciocínio crítico. No entanto , o dano pode também ser grande , dependendo do grau de fluxo de sangue perdido , e apresentam -se como demência desenvolvida . A demência é uma condição na qual as habilidades de memória, linguagem, função motora e raciocínio são severamente comprometida.