Um aumento na pressão arterial pode causar o cérebro a inchar, o que pode causar dores de cabeça. Ocasionalmente, as dores de cabeça causadas por um aumento súbito da pressão arterial pode tornar-se grave o suficiente para causar problemas de náuseas , vômitos e visão. Inchaço grave pode causar sangramento no cérebro, um acidente vascular cerebral ou um aneurisma.
Apreensão
Um aumento repentino da pressão arterial pode causar o cérebro inchar rapidamente. Se o inchaço é grave o suficiente , pode causar inchaço no cérebro , fazendo com que uma onda de atividade no cérebro que pode desencadear uma convulsão.
Dor Torácica
Um aumento na pressão arterial pode causar dor no peito que o sangue bombeia muito rapidamente através do coração. A dor é geralmente localizada no lado esquerdo do peito , e podem irradiar através do ombro esquerdo . Se a pressão arterial torna-se extremamente elevada, insuficiência cardíaca ou ataque cardíaco pode ocorrer.
Dificuldade em respirar
Dificuldade para respirar é um sintoma comum de uma emergência hipertensiva , como o coração começa bombear uma grande quantidade de sangue muito rapidamente através do sistema . Os pulmões se esforçam para levar oxigênio suficiente para oxigenar o sangue rápido o suficiente, o que torna difícil para respirar.
Inchaço
Como a pressão arterial sobe , o sangue pode se acumular em certos áreas do corpo e causa inchaço. Isso é mais comum na parte inferior do corpo , como a parte inferior do corpo está mais com o coração e não tem bombeamento de sangue o mais rápido nas veias para limpar os acúmulos .