Para contratar , as células musculares lisas vasculares (e células cardíacas ) precisam transportar íons de cálcio através dos canais de cálcio em sua membrana celular . À semelhança de outros bloqueadores do canal de cálcio , amlodipina bloqueia estes canais de membrana para reduzir a contracção de células musculares lisas ( e células do músculo cardíaco , em menor escala ) , o que lhes permite relaxar .
Hipertensão
constrição das artérias é uma das razões por trás da pressão arterial elevada. Sendo um medicamento que pode dilatar os vasos sanguíneos ( vasodilatadores ) , a amlodipina é amplamente utilizado para reduzir a pressão sanguínea elevada . A dosagem correta pode ter de ser decidida pelo seu médico depois de considerar a sua idade e história médica.
Angina
A dilatação dos vasos sanguíneos pode aumentar a oferta de oxigênio e nutrientes para o coração. Ao mesmo tempo , a diminuição da pressão arterial permite que o seu coração a trabalhar menos. Essas ações por amplodipine pode proporcionar alívio da dor no peito angina .
Medicamentos similares
Alguns outros bloqueadores dos canais de cálcio incluem nifedipina , verapamil e diltiazem. Entre estes medicamentos , a amlodipina é conhecida pela sua longa duração dos efeitos de ( a meia - vida longa ) e mostrou um efeito benéfico sobre os doentes com insuficiência cardíaca não isquémica . Além disso , a vasodilatação que causa é graduais no início . Ao contrário de amlodipina , verapamil e diltiazem também pode diminuir a freqüência cardíaca e, portanto, pode não ser adequado para pacientes com diminuição da frequência cardíaca .
Colaterais Efeitos
amlodipina pode causar palpitações , rubor, tonturas, inchaço dos tornozelos , dores de cabeça , fadiga e náuseas. Para evitar complicações graves , pode ser necessário um ajustamento da dose para os idosos e pacientes que sofrem de insuficiência hepática .