Algumas pessoas que tomam atenolol e clortalidona pode observar os seguintes efeitos secundários : náuseas, diarreia, tonturas , sonolência, tonturas , cansaço, falta de energia e dedos frios e dos pés. Nenhum deles é motivo de preocupação em si. No entanto, por causa da possibilidade de tonturas , sonolência e tontura , as pessoas que tomam a medicação deve ter cuidado ao dirigir ou executar outras tarefas que exige concentração constante até que saibam como é que vai afetá-los.
Efeitos secundários graves
Em casos raros , as pessoas que tomam atenolol e clortalidona pode desenvolver efeitos colaterais graves que requerem tratamento médico. Pare de tomar o medicamento e contacte o seu médico imediatamente se notar qualquer um dos seguintes: diminuição da diurese; náusea grave ou persistente , vômitos ou boca seca; um batimento cardíaco rápido, lento ou irregular; aumento da sede; icterícia; desmaio; alterações mentais ou do humor; dor muscular, cãibras ou fraqueza; tonturas graves ou persistentes , sonolência ou fraqueza; lentidão; inquietação; inchaço das mãos ou pés; azuis palmas das mãos, unhas ou unhas; dores articulares graves, especialmente do dedão do pé; hemorragia ou nódoas negras; ou dificuldade para respirar.
reacções alérgicas
Como com todos os medicamentos , em casos raros, as pessoas podem desenvolver uma reação alérgica ao atenolol clortal . Os sinais de uma reacção alérgica grave incluem urticária , sibilos, dificuldade em respirar e inchaço da face , lábios, garganta e língua. Porque as pessoas que sofrem uma reacção alérgica grave podem entrar em choque , a atenção médica imediata é necessária.
Avisos
Atenolol clortal não é seguro para algumas pessoas. Estes incluem as pessoas com tumores da glândula adrenal não tratada , gota, diabetes , problemas hepáticos, lúpus ou uma tireóide hiperativa . As pessoas que têm asma; bronquite crônica; enfisema; doença pulmonar obstrutiva crônica; batimento lento; insuficiência cardíaca congestiva; problemas de ritmo cardíaco; estreitamento dos vasos sanguíneos nas pernas, braços , rins ou estômago; problemas renais; baixo teor de sódio ou de potássio no sangue; ou uma história de reacções alérgicas graves devem falar com seu médico sobre sua condição antes de tomar atenolol e clortalidona . Mulheres que estejam grávidas ou amamentando e as pessoas agendadas para passar por uma cirurgia ou receber anestesia também não devem tomar o medicamento .
Interações Medicamentosas
Tal como acontece com muitos medicamentos , atenolol e clortalidona são conhecidos por interagir com outros medicamentos . As pessoas que tomam a droga não deve tomar antiarrítmicos , bloqueadores dos canais de cálcio , bupivacaína , flecainida , digitálicos , mefloquina , cetanserina e mibefradil por causa da possibilidade de efeitos tóxicos que ameaçam a vida no coração. Tomá-lo com clonidina pode causar aumento da pressão arterial , e tendo atenolol clortalidona com estimulantes ou indometacina pode reduzir sua eficácia. Os pacientes são mais propensos a sofrer os efeitos colaterais do atenolol clortalidona quando tendo também alfa-bloqueadores , lítio, reserpina e diazóxido .