Há vários sintomas relacionados com o cérebro. Estes podem vir a partir do cérebro não receber sangue suficiente por causa da pressão arterial elevada. Os sintomas podem incluir dores de cabeça , convulsões, dificuldade de andar e de ver , tontura e depressão geral. Esses sintomas não podem manifestar-se em tudo , ou eles podem acabar sendo um sintoma de outro problema . Se você sentir qualquer um desses, você deve consultar o seu médico imediatamente.
Sintomas físicos
Muitas vezes uma pessoa com pressão arterial elevada tem dificuldade de fazer qualquer esforço físico. Uma pessoa que sofre esta condição pode se sentir extremamente cansado apenas fazendo alguns pequenos movimentos , como caminhar ou subir escadas. Quando isso ocorre , o paciente pode estar fazendo danos irreversíveis ao seu coração. Como o coração enfraquece , torna-se mais em risco de um ataque cardíaco grave. Um bom sinal é a olhar para como você se sente sem fôlego depois de fazer um pouquinho de exercício. Observe se você está respirando mais pesado do que o normal ou se você está suando mais do que deveria ser para a quantidade de exercício . Se parece que você é muito mais cansado do que deveria ser, você pode estar em estágios iniciais de hipertensão.
Outros sintomas
Há vários outros sintomas que podem ocorrer em um paciente com hipertensão . Uma delas é um aumento na produção de urina ou uma dor que acompanha a expulsão . Isto pode significar que a hipertensão arterial começou a causar danos nos rins , o que pode destruir os rins , se não forem tomadas medidas para diminuir a pressão sanguínea . Se houver micção mais freqüente, haverá menos eletrólitos no corpo , e ele vai ficar desidratado , dando à pele uma aparência opaca e sem vida . A hipertensão também pode afetar os olhos. Uma pessoa que tem essa condição pode começar a ter lesões por trás dos olhos que pode resultar em cegueira em casos mais avançados.