casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | herpes

Se você tiver herpes, seu bebê ainda não nascido também os terá?

Herpes é uma infecção viral comum que pode causar feridas ou bolhas na pele ou nos órgãos genitais. Existem dois tipos de vírus herpes simplex (HSV):HSV-1 e HSV-2. O HSV-1 é o tipo que geralmente causa herpes oral ou herpes labial, enquanto o HSV-2 é o tipo que geralmente causa herpes genital.

Se uma mãe tiver o vírus herpes simplex (HSV) durante a gravidez, ela pode transmitir a infecção ao feto. Isso é chamado de herpes congênito. O herpes congênito é uma doença grave que pode causar danos cerebrais, cegueira e outros problemas para o resto da vida.

O risco de herpes congênito é maior se a mãe tiver uma infecção primária por HSV durante a gravidez. Uma infecção primária por HSV é a primeira vez que uma pessoa é infectada pelo vírus. O risco de herpes congênito também é maior se a mãe tiver infecção recorrente por HSV durante a gravidez. Uma infecção recorrente por HSV ocorre quando o vírus é reativado depois que uma pessoa já foi infectada com ele.

Não há cura para o herpes congênito, mas existem tratamentos que podem ajudar a reduzir a gravidade da infecção. Se você está grávida e tem herpes, é importante consultar o seu médico imediatamente para que possa receber tratamento e reduzir o risco de transmitir a infecção ao seu bebê.

Aqui estão algumas dicas para ajudar a prevenir o herpes congênito:

* Faça o teste de HSV antes de engravidar.
* Se você tem herpes, evite fazer sexo durante os surtos.
* Se você tem herpes, tome medicamentos antivirais durante a gravidez para reduzir o risco de transmitir a infecção ao seu bebê.
* Se você tem herpes e está grávida, converse com seu médico sobre maneiras de evitar que seu bebê seja infectado durante o parto.