casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | herpes
Ter um bebê com herpes é perigoso?
O herpes, seja herpes simples ou herpes genital, pode de fato representar um risco para a futura mãe e para o feto. Durante a gravidez, a mãe pode transmitir herpes ao bebê de diferentes maneiras:
1. Durante a gravidez :Se a mãe tiver uma infecção activa por herpes durante a gravidez, particularmente durante o último trimestre, existe um risco aumentado de transmissão ao bebé. O risco é maior se a mãe tiver uma infecção primária por herpes (na primeira vez que contrai herpes) durante a gravidez.
2. Durante a entrega :Se a mãe tiver uma infecção ativa por herpes na área genital no momento do parto, ela pode transmitir a infecção ao bebê passando pelo canal do parto. É por isso que o parto cesáreo pode ser recomendado em alguns casos para reduzir o risco de transmissão.
3. Após a entrega :Após o nascimento, se a mãe apresentar lesões ativas de herpes e entrar em contato próximo com o recém-nascido, existe o risco de transmissão da infecção pelo toque ou exposição a fluidos corporais infectados.
Os efeitos da infecção por herpes em um recém-nascido podem ser graves e potencialmente fatais. O herpes neonatal pode causar complicações como infecções de pele, olhos e sistema nervoso central. É importante que as mulheres grávidas pratiquem medidas preventivas, procurem atendimento pré-natal precoce e sejam abertas com seu médico sobre seu histórico médico, incluindo herpes.