casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | herpes

Um exame de sangue indicando exposição recente significa que você tem herpes ou não?

Um exame de sangue que indica “exposição recente” ao herpes não significa necessariamente que você tenha o vírus do herpes ou uma infecção ativa. Pode significar que você entrou em contato com o vírus do herpes, mas não confirma uma infecção ativa por herpes.

Os exames de sangue para herpes procuram a presença de anticorpos que o corpo produz em resposta ao vírus do herpes. Estes anticorpos podem indicar exposição ao vírus em algum momento no passado, não necessariamente uma infecção activa.

Para diagnosticar com precisão uma infecção ativa por herpes, podem ser necessários testes adicionais, como uma cultura viral ou um teste de PCR (reação em cadeia da polimerase), que pode detectar a presença do vírus do herpes nos tecidos ou fluidos afetados.

Se você tiver dúvidas sobre a possível exposição ou sintomas do herpes, é essencial consultar um profissional de saúde para diagnóstico e tratamento adequados. Eles podem fornecer informações precisas com base na sua situação específica e recomendar o curso de ação apropriado.