casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | herpes

Você saberia se tivesse herpes quando estava grávida?

Herpes é uma infecção viral que pode causar feridas na pele ou nos órgãos genitais. É importante saber se você tem herpes durante a gravidez porque ele pode ser transmitido ao seu bebê durante o parto. Se você tem herpes, seu médico pode recomendar medicamentos antivirais para reduzir o risco de transmissão.

Existem dois tipos de herpes:vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1) e vírus herpes simplex tipo 2 (HSV-2). O HSV-1 é o tipo que geralmente causa o herpes oral, enquanto o HSV-2 é o tipo que geralmente causa o herpes genital.

O herpes é transmitido através do contato pele a pele. Você pode pegar herpes se fizer sexo com alguém que tem herpes ou se entrar em contato com as feridas de alguém. O herpes também pode ser transmitido da mãe para o bebê durante o parto.

A maioria das pessoas com herpes não apresenta sintomas. No entanto, algumas pessoas podem apresentar bolhas ou feridas na pele ou nos órgãos genitais. Essas feridas podem ser dolorosas e durar vários dias.

Se você acha que pode ter herpes, é importante consultar seu médico. Seu médico pode diagnosticar herpes com um exame de sangue ou um esfregaço da ferida.

Se você tiver herpes durante a gravidez, seu médico poderá recomendar medicamentos antivirais para reduzir o risco de transmissão ao seu bebê. A medicação antiviral pode ser tomada por via oral ou tópica.

Seu médico também pode recomendar uma cesariana se você tiver feridas de herpes ativas no momento do parto. Isto ajudará a reduzir o risco de transmissão ao seu bebé.

Herpes é uma infecção para toda a vida. Não há cura para o herpes, mas medicamentos antivirais podem ajudar a controlar os sintomas.