casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | herpes

Você tem herpes, poderia beijar seu filho de 4 anos se não estiver tendo surtos?

O vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1) é um vírus extremamente comum. Estima-se que até 90% da população tenha HSV-1, e a maioria das pessoas o adquire na infância. O HSV-1 é o vírus que normalmente causa o herpes oral, também conhecido como herpes labial ou bolhas de febre.

Embora o HSV-1 esteja geralmente associado a lesões orais, também pode causar lesões em outras partes do corpo, incluindo os órgãos genitais. Isso é conhecido como herpes genital. O herpes genital geralmente é causado pelo HSV-2, mas o HSV-1 também pode causar infecções genitais.

O HSV-1 pode ser transmitido através do contato com saliva ou pele infectada. Isso significa que você pode transmitir o vírus ao seu filho através de beijos, compartilhamento de bebidas ou utensílios, ou através de qualquer outro tipo de contato próximo. No entanto, é importante observar que você só pode espalhar o vírus se estiver tendo um surto.

Quando há um surto, o vírus está presente nas lesões e se espalha facilmente. No entanto, quando não há um surto, o vírus fica inativo e não é contagioso. Isso significa que se você beijar seu filho quando não houver um surto, você não transmitirá o vírus a ele.

Também é importante observar que as crianças têm menos probabilidade de desenvolver complicações graves decorrentes da infecção pelo HSV-1 do que os adultos. Na maioria dos casos, as crianças apresentam sintomas leves, como febre, dor de garganta e úlceras na boca. Complicações graves, como encefalite e meningite, são raras em crianças.

Portanto, se você tem herpes oral, pode beijar seu filho quando não estiver tendo um surto. No entanto, é importante evitar beijar o seu filho durante um surto, pois isso pode transmitir-lhe o vírus.