casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | herpes

Que DSTs uma mulher pode pegar de uma mulher?

Embora algumas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) estejam principalmente associadas ao contato sexual entre homens ou entre homens, existem certas DSTs que podem ser transmitidas entre mulheres através do contato íntimo pele a pele ou do compartilhamento de objetos contaminados:

1. Vírus Herpes Simplex (HSV):
- O HSV-1, que geralmente causa herpes oral (“herpes labial”), pode ser transmitido através do sexo oral. O HSV-2, principal responsável pelo herpes genital, pode ser transmitido através do contato genital com genital.

2. Papilomavírus Humano (HPV):
- O HPV, responsável por verrugas genitais e certos tipos de câncer, pode ser transmitido através do contato pele a pele na região genital. A transmissão de mulher para mulher pode ocorrer durante atividades sexuais, como sexo vaginal ou anal.

3. Hepatite A:
- A hepatite A é transmitida principalmente pela ingestão de alimentos ou água contaminados. No entanto, também pode ser transmitido através do contato pessoal próximo e do compartilhamento de objetos contaminados com fezes. Isto inclui situações em que há contacto direto com fluidos corporais infectados, o que pode acontecer durante o sexo oral-anal desprotegido.

4. Sarna:
- A sarna é causada por pequenos ácaros que se enterram sob a pele e causam coceira intensa. Geralmente é transmitido através do contato pele a pele prolongado, que também pode ocorrer durante atividades sexuais entre mulheres.

5. Molusco contagioso:
- O molusco contagioso é uma infecção cutânea causada por um poxvírus. É transmitido através do contato direto pele a pele e pode ser transmitido entre mulheres durante o contato físico íntimo.

É crucial que todos os indivíduos, independentemente da orientação sexual ou género, se protejam das DST através da utilização de medidas adequadas, como preservativos, da prática de sexo mais seguro e da manutenção de uma boa higiene. Testes regulares de DST também são recomendados para garantir a detecção e tratamento oportuno de quaisquer infecções.

Se você tiver alguma dúvida ou suspeitar que pode ter uma DST, é vital procurar consulta médica e tratamento para diagnóstico e tratamento precisos.