casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | herpes
Quão comum é o herpes genital?
O herpes genital é uma infecção sexualmente transmissível (IST) comum. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 491 milhões de pessoas em todo o mundo tiveram herpes genital em 2016. Este número é considerado subestimado, uma vez que muitas pessoas com herpes genital podem não estar cientes de que têm a infecção.
O herpes genital é mais comum em mulheres do que em homens. Também é mais comum em pessoas que têm múltiplos parceiros sexuais e em pessoas que fazem sexo em idade jovem.
O herpes genital pode ser causado pelo vírus herpes simplex tipo 1 (HSV-1) ou pelo vírus herpes simplex tipo 2 (HSV-2). O HSV-1 é o mesmo vírus que causa o herpes oral, também conhecido como herpes labial. O HSV-2 é o tipo de vírus herpes simplex que mais comumente causa herpes genital.
O herpes genital pode ser transmitido através do sexo vaginal, anal ou oral. Também pode ser transmitido pelo contato com feridas ou lesões de herpes. O herpes genital não é transmitido por contato casual, como abraços ou beijos.
Os sintomas do herpes genital podem incluir:
* Bolhas ou feridas pequenas e dolorosas nos órgãos genitais, ânus ou nádegas
* Febre
* Calafrios
* Dores musculares
* Dor de cabeça
* Fadiga
*Gânglios linfáticos inchados
O herpes genital pode ser tratado com medicamentos antivirais. Esses medicamentos podem ajudar a reduzir os sintomas da infecção e prevenir futuros surtos. Não há cura para o herpes genital, mas pode ser controlado com medicamentos e mudanças no estilo de vida.
Pessoas com herpes genital devem abster-se de atividade sexual quando apresentam sintomas da infecção. Isto pode ajudar a prevenir a propagação da infecção a outras pessoas.