casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | herpes

Por quanto tempo a vacina me protege?

Proteção após a vacinação contra a COVID-19
Tomar a vacina COVID-19 é a maneira mais eficaz de se proteger do vírus. As pessoas são consideradas totalmente vacinadas duas semanas após a segunda dose de uma série de duas doses, como as vacinas Pfizer ou Moderna, ou duas semanas após uma vacina de dose única, como a vacina Johnson &Johnson.

Eficácia da vacina
A eficácia da vacina é a percentagem de pessoas que são vacinadas e não adoecem em comparação com a percentagem de pessoas que não são vacinadas e adoecem. As vacinas contra a COVID-19 são altamente eficazes na prevenção de doenças graves, hospitalização e morte por COVID-19.

Eficácia da vacina ao longo do tempo
Estudos demonstraram que as vacinas COVID-19 são eficazes durante pelo menos seis meses. Alguns estudos sugerem que a eficácia da vacina pode diminuir ligeiramente ao longo do tempo, mas a protecção contra doenças graves e morte permanece elevada.

Diminuição da imunidade
A diminuição da imunidade é a diminuição da capacidade do corpo de combater uma infecção ao longo do tempo. É normal que a imunidade diminua ao longo do tempo após a vacinação. É por isso que doses de reforço são recomendadas para algumas vacinas contra a COVID-19.

Doses de reforço
As doses de reforço são doses adicionais de uma vacina administradas após a série inicial de vacinação. Doses de reforço são recomendadas para vacinas contra a COVID-19 para ajudar a aumentar a proteção contra doenças graves, hospitalização e morte.

A resposta imunológica
A resposta imunológica é a defesa natural do corpo contra infecções. As vacinas funcionam estimulando a resposta imunológica para produzir anticorpos que protegem o corpo contra infecções.

Níveis de anticorpos
Os níveis de anticorpos são a quantidade de anticorpos no sangue. Os níveis de anticorpos são uma medida da resposta imunológica.

Níveis e proteção de anticorpos
Níveis mais elevados de anticorpos estão associados a uma maior proteção contra infecções. No entanto, é importante notar que mesmo níveis baixos de anticorpos podem proporcionar alguma proteção contra doenças graves e morte.

Duração dos níveis de anticorpos
Os níveis de anticorpos diminuem ao longo do tempo após a vacinação. A duração dos níveis de anticorpos varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas podem ter níveis mais elevados de anticorpos que duram mais tempo, enquanto outras podem ter níveis mais baixos de anticorpos que diminuem mais rapidamente.

Fatores que afetam os níveis de anticorpos
Vários fatores podem afetar os níveis de anticorpos, incluindo:
* Idade:Os adultos mais velhos tendem a ter níveis de anticorpos mais baixos do que os adultos mais jovens.
* Condições de saúde subjacentes:Pessoas com certas condições de saúde subjacentes, como cancro ou diabetes, podem ter níveis mais baixos de anticorpos.
* Medicamentos:Alguns medicamentos podem interferir na resposta imunológica e diminuir os níveis de anticorpos.
* Tempo desde a vacinação:Os níveis de anticorpos diminuem ao longo do tempo após a vacinação.

Recomendações para doses de reforço
Doses de reforço são recomendadas para pessoas com maior risco de doença grave por COVID-19. Isso inclui pessoas que são:
* Idade igual ou superior a 50 anos
*Tem problemas de saúde subjacentes
*São imunocomprometidos
* Estão grávidas
* Morar em instituições de longa permanência
*São profissionais de saúde
*São trabalhadores essenciais

Cronograma das doses de reforço
O momento das doses de reforço varia dependendo da vacina. Para as vacinas Pfizer e Moderna, são recomendadas doses de reforço pelo menos seis meses após a segunda dose. Para a vacina Johnson &Johnson, é recomendada uma dose de reforço pelo menos dois meses após a dose única.

Quem deve receber uma dose de reforço contra a COVID-19?
Todas as pessoas com 12 anos ou mais devem receber uma dose de reforço da COVID-19. As doses de reforço são especialmente importantes para pessoas com maior risco de doença grave devido à COVID-19.

Como posso receber uma dose de reforço contra a COVID-19?
Você pode obter uma dose de reforço COVID-19 no consultório do seu médico, farmácia ou departamento de saúde. Não é necessário marcar consulta para receber a dose de reforço.