casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | herpes
O que os adultos precisam saber sobre as novas vacinas contra RSV
### Novas vacinas contra RSV:o que os adultos precisam saber
O que é RSV? O vírus sincicial respiratório (RSV) é um vírus respiratório comum que pode causar sintomas leves, semelhantes aos do resfriado, ou problemas respiratórios graves, especialmente em bebês e adultos mais velhos. A maioria das pessoas é infectada pelo VSR pelo menos uma vez aos 2 anos de idade. O VSR é a causa mais comum de bronquiolite e pneumonia em crianças menores de 1 ano de idade e também pode causar doenças graves em adultos mais velhos, especialmente aqueles com sistema imunológico enfraquecido. .
Quais são os sintomas do VSR? Os sintomas do VSR são semelhantes aos de outros vírus respiratórios, incluindo:
- Nariz escorrendo
- Dor de garganta
- Tosse
- Dificuldade em respirar
- Chiado no peito
- Febre
- Perda de apetite
- Vômito
- Diarréia
Quem corre risco de infecção grave por VSR? Bebês, crianças pequenas e adultos mais velhos correm maior risco de infecção grave por VSR. Pessoas com certas condições médicas subjacentes, como doenças cardíacas, pulmonares ou sistema imunológico enfraquecido, também correm maior risco.
Quais são os tratamentos para o VSR? Não existe tratamento específico para o VSR e o tratamento se concentra no alívio dos sintomas. O tratamento pode incluir:
- Analgésicos e redutores de febre de venda livre
- Descansar
- Fluidos
- Ar umidificado
- Oxigenoterapia (para casos graves)
Como o VSR pode ser prevenido? Não existem vacinas atualmente disponíveis para prevenir a infecção pelo VSR. No entanto, várias novas vacinas contra o VSR estão em desenvolvimento e poderão estar disponíveis nos próximos anos. Essas vacinas provavelmente serão recomendadas para bebês, crianças pequenas e adultos mais velhos.
O que os adultos devem fazer para se protegerem do VSR? Os adultos podem ajudar a proteger-se do VSR tomando as seguintes precauções:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão
- Evitar contato com pessoas doentes
- Cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar
- Ficar em casa, não ir ao trabalho ou à escola se estiver doente
- Ser vacinado contra a gripe (gripe)
Quando as novas vacinas contra o VSR estarão disponíveis? Várias novas vacinas contra o VSR estão atualmente em desenvolvimento e poderão estar disponíveis nos próximos anos. O cronograma exato para a disponibilidade dessas vacinas ainda não é conhecido.
Quais são os riscos e benefícios potenciais das novas vacinas contra o VSR? Os riscos e benefícios potenciais das novas vacinas contra o VSR ainda não são totalmente conhecidos. Contudo, com base nos resultados dos ensaios clínicos, as vacinas parecem ser seguras e eficazes na prevenção da infecção pelo VSR. As vacinas podem causar alguns efeitos colaterais leves, como dor no local da injeção, febre e dor de cabeça. Esses efeitos colaterais são geralmente leves e desaparecem em poucos dias.
As novas vacinas contra o VSR serão recomendadas para todos? As recomendações exactas para a utilização das novas vacinas contra o VSR ainda não são conhecidas. No entanto, é provável que as vacinas sejam recomendadas para bebés, crianças pequenas e adultos mais velhos.