casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | hepatite

A vacina contra hepatite B pode ser administrada no primeiro trimestre?

Sim, a vacina contra hepatite B pode ser administrada no primeiro trimestre de gravidez. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomendam que todas as mulheres grávidas sejam vacinadas contra a hepatite B, independentemente dos seus fatores de risco. A vacina é segura e eficaz na prevenção da infecção por hepatite B, que pode causar lesões graves no fígado e cancro do fígado.

A vacina contra hepatite B é normalmente administrada em uma série de três injeções. A primeira injeção é administrada durante a gravidez, a segunda injeção é administrada 1 a 2 meses depois e a terceira injeção é administrada 6 a 12 meses após a segunda injeção. A vacina pode ser administrada em qualquer momento durante a gravidez, mas é melhor tomar a primeira dose o mais cedo possível para garantir que a mãe e o bebé estão protegidos da infecção.

Não há riscos conhecidos associados ao recebimento da vacina contra hepatite B durante a gravidez. A vacina é segura tanto para a mãe quanto para o bebê e não interfere no desenvolvimento do feto. Na verdade, estudos demonstraram que a vacinação de mulheres grávidas contra a hepatite B pode ajudar a proteger os seus bebés contra infecções após o nascimento.

Se você estiver grávida ou planejando engravidar, converse com seu médico sobre a vacinação contra a hepatite B. A vacina é uma forma importante de proteger você e seu bebê desta infecção grave.