casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | hepatite

O fígado elimina o álcool da corrente sanguínea?

Sim, o fígado elimina o álcool da corrente sanguínea por meio de um processo denominado metabolismo hepático. Quando você bebe álcool, ele é absorvido pela corrente sanguínea através do estômago e do intestino delgado. O sangue transporta o álcool para o fígado, onde é decomposto em substâncias inofensivas.

O fígado usa uma variedade de enzimas para decompor o álcool. A principal enzima envolvida é chamada álcool desidrogenase (ADH), que converte o álcool em acetaldeído. O acetaldeído é então convertido em acetato por outra enzima chamada aldeído desidrogenase (ALDH). O acetato pode ser posteriormente decomposto em dióxido de carbono e água, que são eliminados do corpo pelos pulmões e rins.

A taxa na qual o álcool é decomposto pelo fígado varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas podem ter um nível mais elevado de atividade de ADH e ALDH do que outras, o que significa que podem decompor o álcool mais rapidamente. Outros podem ter níveis mais baixos dessas enzimas, o que significa que podem ser mais sensíveis aos efeitos do álcool.

Os fatores que podem afetar a taxa de degradação do álcool incluem:

* Idade: A capacidade do fígado de decompor o álcool diminui com a idade.
* Sexo: As mulheres tendem a decompor o álcool mais lentamente do que os homens.
* Peso: Pessoas com sobrepeso ou obesas podem decompor o álcool mais lentamente do que pessoas com peso saudável.
* Corrida: Certos grupos étnicos, como os asiáticos, podem ter um nível mais baixo de atividade de ADH e ALDH do que outros grupos.
* Condições médicas: Certas condições médicas, como doenças hepáticas, podem retardar a taxa de degradação do álcool.
* Medicamentos: Alguns medicamentos podem interagir com o álcool e retardar sua degradação.

Se você está preocupado com a forma como o álcool pode afetá-lo, converse com seu médico.