casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | hepatite
Por que a vacinação contra hepatite B é recomendada para a maioria dos pacientes em hemodiálise?
A vacinação contra hepatite B é recomendada para a maioria dos pacientes em hemodiálise porque eles apresentam risco aumentado de adquirir infecção pelo vírus da hepatite B (HBV).
Fatores de risco para infecção pelo VHB em pacientes em hemodiálise: - Exposição a sangue ou fluidos corporais infectados
- Compartilhamento de agulhas ou outros apetrechos para uso de drogas
- Contato sexual com uma pessoa infectada
- Ter múltiplos parceiros sexuais
- História de infecções sexualmente transmissíveis
- Viver com uma pessoa que tem infecção pelo VHB
- Viajar para áreas com alta prevalência de infecção por HBV
A infecção pelo VHB pode causar danos graves ao fígado, incluindo cirrose e câncer de fígado. Também pode causar hepatite B crônica, uma infecção vitalícia que pode causar fadiga, fraqueza e dor abdominal. A vacina contra hepatite B é segura e eficaz na prevenção da infecção pelo VHB. É recomendado para todos os adultos com risco de infecção, incluindo pacientes em hemodiálise. A vacina é normalmente administrada em uma série de três injeções durante um período de seis meses.
Os pacientes em hemodiálise devem ser vacinados contra a hepatite B o mais rápido possível após o início da diálise. A vacinação também é recomendada para qualquer paciente em hemodiálise que não tenha sido vacinado anteriormente.