Hepatite B é um vírus que ataca o fígado , inflamando -o e fazendo com que o fígado não consegue processar corretamente os resíduos do corpo. A maioria das pessoas que começam a hepatite B vai ter o que é chamado de uma infecção aguda - a infecção viral vai embora por conta própria depois de um período de alguns dias ou semanas. No entanto, algumas pessoas desenvolvem uma infecção crônica que não vai embora ( uma infecção crônica da hepatite B é definido como aquele que dura mais de seis meses) . Essas pessoas estão em risco de complicações graves.
Transmissão
Hepatite B pode ser transmitida de várias maneiras. Estes incluem ter contato sexual desprotegido com uma pessoa infectada (hepatite B pode ser transmitida por meio de sangue, sêmen , secreções vaginais e saliva) e compartilhamento de agulhas intravenosas com uma pessoa infectada . Os profissionais de saúde também podem estar em risco de infecção, se eles trabalham com agulhas. A infecção por hepatite B também pode ser transmitida da mãe para o filho , apesar de recém-nascidos extremamente reduzir suas chances de desenvolver hepatite B , se receber imunoglobulina contra hepatite B e uma vacina contra a hepatite no nascimento. A hepatite B não pode ser transmitido através do contato casual, como abraçar ou apertar as mãos, ou através da água , como em uma piscina ou de toucador.
Sintomas /Complicações
sintomas da hepatite B pode realmente ser muito leve , se você tem um caso agudo leve, você nunca pode nem perceber os sintomas ou confundi-los com a gripe de estômago . Os sintomas da hepatite B incluem urina escura, dor abdominal ( principalmente perto do fígado) , fraqueza , cansaço, dor nas articulações, desconforto gastrointestinal e icterícia. Estes sintomas geralmente aparecem cerca de 12 semanas após a exposição. As complicações da hepatite B crónica não tratada são mais assustadores - os pacientes podem desenvolver cirrose (cicatrização do tecido do fígado ) , o que os coloca em risco de insuficiência hepática e câncer de fígado. Além disso, eles correm o risco de contrair hepatite D, um vírus que agrava os efeitos da hepatite B. A hepatite D é transmitido da mesma forma como a hepatite B.
Tratamento
Infelizmente , porque a hepatite B é um vírus , não há nenhuma maneira de " curar " ele . No caso de uma infecção aguda, as defesas imunitárias do corpo são capazes de erradicar o vírus da hepatite B . Se a doença torna-se crónico , então é uma questão de controlar o vírus da hepatite B , em vez de eliminá-lo . Os medicamentos antivirais podem ajudar a prevenir a hepatite B de atacar ainda mais o seu corpo, embora uma vez que você parar o tratamento , os sintomas podem piorar significativamente e alguns medicamentos antivirais podem eventualmente produzir uma cepa resistente da hepatite B. Em alguns casos, um transplante de fígado pode ser necessário.
Vaccine
Você pode ajudar a prevenir a transmissão de hepatite B , obtendo a vacina contra a hepatite B . A vacina contra a hepatite B é dada às crianças e , em seguida, geralmente dado a adolescentes em duas doses . Se você não tiver obtido o reforço da vacina contra a hepatite B em sua adolescência , é uma boa idéia para ir para a sua vacina agora - ele fornece proteção de 90 por cento contra a hepatite B e dura por uns bons 23 anos , para que você não tem que se preocupar em obter os tiros novamente por um tempo. Outras formas de ajudar a prevenir a hepatite B incluem o uso de proteção durante o sexo, usando uma troca de seringas e tomando cuidado quando você viajar para o exterior - alguns lugares têm hepatite B. endêmica