O Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa identificou vários suplementos que são utilizados tanto em vez de terapias tradicionais ou são usados por pacientes com HCV para aumentar a essas terapias . Os suplementos são identificados cardo de leite , o ginseng , a prata coloidal , raiz de alcaçuz ou glycyrrhizin , um extracto de raiz de alcaçuz . Alguns destes são seguros de usar, enquanto outros não são. Prata
coloidal
prata coloidal não é um remédio seguro para homepathic hepatite C. Não há nenhuma evidência de que este tem qualquer efeito sobre o HCV , e os efeitos secundários graves estão documentados . Prata pode acumular-se no seu sistema e causar uma condição chamada argyria , o que provoca uma coloração cinza-azulada da pele, unhas e tecidos profundos . Ele também pode provocar lesão renal . Este dano é irreversível.
Raiz de alcaçuz
Estudos preliminares têm mostrado que a raiz de alcaçuz pode ser benéfico , mas outros estudos ainda precisam ser feitos . A raiz de alcaçuz é utilizado para sua glycyrrhizin extrato . Glycyrrhizin em doses elevadas pode causar pressão alta , retenção de água e baixos níveis de potássio . Ela pode afetar os níveis de prednisona e pode causar parto prematuro em mulheres grávidas.
Ginseng
Ginseng é por vezes utilizado para a hepatite C, embora não tenha havido estudos que justifiquem essa terapia . Tomado por via oral , Ginseng é seguro, mas o Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa sugere que os efeitos secundários podem se desenvolver se for utilizado por mais de três meses. Os efeitos colaterais incluem dores de cabeça, perturbações do sono e problemas gastrointestinais. Ginseng asiático pode reduzir o açúcar no sangue , por isso, este suplemento não deve ser usado por diabéticos. Ela também pode causar reações alérgicas.
Milk Thistle
cardo de leite tem mostrado algum efeito benéfico sobre o fígado nos ensaios clínicos limitados que foram realizados . Não houve evidência de efeitos colaterais adversos associados com este suplemento , embora reações alérgicas foram relatados por pessoas com sensibilidade ao crisântemo , calêndula, ambrósia e margaridas.