casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | hemorragia
Por que doenças como a hemofilia afetam mais os homens do que as mulheres?
A hemofilia é uma doença genética em que o sangue não coagula adequadamente. Isto é devido a uma deficiência nas proteínas de coagulação conhecidas como fatores de coagulação. A hemofilia é uma doença recessiva ligada ao X, o que significa que o gene da hemofilia está localizado no cromossomo X. Os homens são mais comumente afetados pela hemofilia porque possuem apenas um cromossomo X, enquanto as mulheres têm dois.
Para que uma mulher seja afectada pela hemofilia, ela deve herdar duas cópias do gene da hemofilia, uma de cada progenitor. É muito menos provável que isso aconteça do que um homem herdar uma cópia do gene de sua mãe.
Os homens que herdam uma cópia do gene da hemofilia são considerados hemofílicos. Eles apresentarão sintomas leves a graves do distúrbio, dependendo da quantidade de fator de coagulação ausente.
Diz-se que as mulheres que herdam uma cópia do gene da hemofilia são portadoras. Eles não apresentarão nenhum sintoma da doença, mas podem transmitir o gene aos filhos.
A hemofilia é uma doença grave, mas pode ser controlada com tratamento. O tratamento inclui terapia de reposição de fatores de coagulação, que pode ajudar a prevenir episódios hemorrágicos.