casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | hemorragia

De onde vem a hemoglobina formada no corpo humano?

Nos humanos, a hemoglobina é produzida principalmente na medula óssea vermelha. A medula óssea vermelha é um tecido especializado localizado no osso esponjoso (esponjoso) de certos ossos, como o esterno, a pelve e ossos longos como o fêmur e o úmero. É responsável pela produção de todos os componentes celulares do sangue, incluindo glóbulos vermelhos (eritrócitos), glóbulos brancos (leucócitos) e plaquetas (trombócitos).

A hemoglobina é uma proteína complexa composta por quatro subunidades proteicas chamadas cadeias de globina e quatro grupos heme contendo ferro. A síntese da hemoglobina envolve múltiplas etapas e requer vários nutrientes, incluindo ferro, vitamina B12 e ácido fólico.

A produção de hemoglobina começa com a formação de cadeias de globina. Células especializadas na medula óssea vermelha, conhecidas como células progenitoras eritróides, sofrem diferenciação e maturação para se tornarem reticulócitos. Durante este processo, as cadeias de globina são sintetizadas nos ribossomos dentro das células usando informações genéticas do DNA.

Uma vez sintetizadas, as quatro cadeias de globina associam-se entre si para formar a estrutura da proteína globina. Os grupos heme, cada um composto por um íon de ferro rodeado por um anel de porfirina, são então inseridos na proteína globina para formar a molécula completa de hemoglobina. Este complexo processo de montagem ocorre dentro dos glóbulos vermelhos em desenvolvimento.

Os reticulócitos, que contêm hemoglobina imatura, são então liberados da medula óssea para a corrente sanguínea. Eles amadurecem ainda mais e perdem seus componentes celulares para se tornarem glóbulos vermelhos totalmente funcionais, também conhecidos como eritrócitos. Esses glóbulos vermelhos circulam por todo o corpo, transportando oxigênio dos pulmões para os tecidos e removendo o dióxido de carbono como resíduo.

É importante observar que a regulação e a produção de hemoglobina são rigorosamente controladas por vários hormônios, como a eritropoietina, e são influenciadas por fatores como níveis de oxigênio, disponibilidade de ferro e condições gerais de saúde.