casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | hemorragia

O que é hemomotocrose?

A hemocromatose é um distúrbio de sobrecarga de ferro que ocorre quando o corpo absorve o ferro dos alimentos. Normalmente, o ferro extra é armazenado no fígado e na medula óssea, mas em pessoas com hemocromatose, o ferro se acumula em órgãos como fígado, coração, pâncreas e articulações, causando cirrose hepática, insuficiência cardíaca e diabetes.

A maioria dos casos de hemocromatose é causada por uma mutação genética que perturba a capacidade do organismo de regular a absorção de ferro. No entanto, algumas pessoas podem desenvolver hemocromatose adquirida, que pode ser causada por condições que perturbam o metabolismo normal do ferro no corpo, tais como:
- alcoolismo
- doença hepática crônica
- certas doenças do sangue
- certos medicamentos

Os sintomas da hemocromatose normalmente não aparecem até a meia-idade, quando a sobrecarga de ferro causa danos significativos ao fígado e a outros órgãos. Os sintomas podem incluir:
- fadiga
- fraqueza
- dor abdominal
- náusea
- vômito
- dor nas articulações
- descoloração da pele
- perda de libido
- disfunção erétil
- insuficiência cardíaca
-diabetes
- cirrose hepática
- câncer de fígado

O diagnóstico de hemocromatose envolve exames de sangue para medir os níveis de ferro e testes genéticos para identificar mutações que causam o distúrbio. Biópsias hepáticas também podem ser recomendadas para avaliar a extensão do dano hepático.

O tratamento da hemocromatose normalmente envolve a remoção do ferro extra do corpo. Isto pode ser alcançado através de uma variedade de métodos, incluindo:
- flebotomia (sangramento)
- restrições alimentares
- medicamentos que reduzem a absorção de ferro

O diagnóstico e o tratamento precoces da hemocromatose podem ajudar a prevenir ou retardar complicações graves de saúde. Se você tem histórico familiar do distúrbio ou apresenta algum sintoma, é importante conversar com seu médico.