casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | hemorragia
Todas as áreas do corpo têm circulação colateral?
Quase todos os territórios vasculares apresentam algum grau de circulação colateral, porém certos leitos vasculares são mais dependentes de colaterais do que outros:
-
Artérias coronárias: O músculo cardíaco é muito sensível à isquemia e mesmo uma breve interrupção do fluxo sanguíneo pode causar danos. A circulação colateral é, portanto, muito importante no coração e pode ajudar a prevenir ou limitar os danos causados por um ataque cardíaco.
-
Artérias cerebrais: O cérebro também é muito sensível à isquemia e um acidente vascular cerebral pode causar danos permanentes. A circulação colateral é, portanto, muito importante no cérebro e pode ajudar a prevenir ou limitar os danos causados por um acidente vascular cerebral.
-
Artérias mesentéricas: Os intestinos também são muito sensíveis à isquemia, e um infarto mesentérico pode causar fortes dores abdominais e até a morte. A circulação colateral é, portanto, muito importante nos intestinos e pode ajudar a prevenir ou limitar os danos causados por um enfarte mesentérico.
Alguns leitos vasculares, como as artérias renais e as artérias pulmonares, têm relativamente pouca circulação colateral. Isto significa que estes órgãos são mais vulneráveis aos efeitos da isquemia.