casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | hemorragia
Por que o tempo de sangramento é menor que o tempo de coagulação?
O tempo de sangramento e o tempo de coagulação são duas medidas importantes usadas em estudos de coagulação para avaliar a capacidade do sangue de parar o sangramento e formar um coágulo estável. Embora ambos envolvam a ativação de vários mecanismos de coagulação, existem diferenças importantes entre os dois que resultam em um tempo de sangramento menor que o tempo de coagulação.
1.
Mecanismo: - Tempo de sangramento:O tempo de sangramento mede o tempo que leva para uma pequena punção ou incisão na pele parar o sangramento. Reflete principalmente a função das plaquetas e a formação do tampão plaquetário, que é a etapa inicial da hemostasia.
- Tempo de coagulação:O tempo de coagulação, também conhecido como tempo de coagulação, mede o tempo que leva para uma amostra de sangue formar um coágulo estável quando exposta a um ativador de coagulação. Envolve uma complexa cascata de reações chamada cascata de coagulação, que inclui a ativação de vários fatores de coagulação e a formação de fibrina.
2.
Prazo: - Tempo de sangramento:O tempo de sangramento é normalmente medido dentro de alguns minutos, geralmente de 1 a 5 minutos, após uma incisão padronizada ser feita na pele. Representa o tempo necessário para as plaquetas se agregarem, aderirem ao vaso sanguíneo danificado e formarem um tampão temporário para parar o sangramento.
- Tempo de coagulação:O tempo de coagulação pode variar dependendo do teste de coagulação específico utilizado, mas normalmente varia de vários segundos a minutos. Reflete a eficiência geral e o tempo da cascata de coagulação, que envolve múltiplas etapas e a ativação de vários fatores de coagulação.
3.
Fatores que influenciam: - Tempo de sangramento:O tempo de sangramento é influenciado principalmente pela contagem e função das plaquetas, bem como pela integridade dos pequenos vasos sanguíneos. Condições que afetam a função plaquetária ou a capacidade de adesão e agregação das plaquetas, como trombocitopenia (baixa contagem de plaquetas), doença de von Willebrand ou certos medicamentos (por exemplo, aspirina), podem prolongar o tempo de sangramento.
- Tempo de coagulação:O tempo de coagulação é influenciado pelos níveis e função de vários fatores de coagulação, pela concentração de fibrinogênio, pela presença de inibidores (por exemplo, heparina, varfarina) e pelo funcionamento geral da cascata de coagulação. Deficiências ou anormalidades em qualquer um desses fatores podem prolongar o tempo de coagulação.
Em resumo, o tempo de sangramento mede o tempo que leva para uma punção na pele parar o sangramento e reflete principalmente a função plaquetária. Por outro lado, o tempo de coagulação mede o tempo necessário para que uma amostra de sangue forme um coágulo estável e envolve a complexa cascata de coagulação. Os diferentes mecanismos e factores envolvidos nestes processos fazem com que o tempo de hemorragia seja geralmente mais curto do que o tempo de coagulação.