casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | hemorragia

O que é fazer hemólise plasmática em tubo lavanda?

Os tubos superiores de lavanda contêm ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) como anticoagulante. O EDTA liga-se aos íons cálcio, que são necessários para a cascata de coagulação, evitando assim a coagulação do sangue.

Hemólise plasmática ocorre quando os glóbulos vermelhos (hemácias) se rompem e liberam seu conteúdo no plasma. Isto pode fazer com que o plasma pareça rosa ou vermelho e pode interferir nos testes laboratoriais que medem a concentração de analitos no plasma.

Existem vários fatores que podem causar hemólise plasmática, incluindo:

* Agitação excessiva ou agitação do tubo de coleta de sangue. Isso pode danificar os glóbulos vermelhos e causar sua ruptura.
* Coleta de sangue de uma veia muito pequena. Isso pode fazer com que o sangue flua muito lentamente para dentro do tubo, o que também pode danificar os glóbulos vermelhos.
* Mistura inadequada do sangue com o EDTA. Isso pode impedir que o EDTA se ligue efetivamente aos íons de cálcio e pode levar à coagulação do sangue.
* Armazenamento do tubo de coleta de sangue em temperatura muito alta ou muito baixa. Isso também pode danificar os glóbulos vermelhos e causar hemólise.

Para evitar hemólise plasmática, é importante seguir as instruções do fabricante para coleta e manuseio de sangue em tubos de EDTA.