casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | hemorragia

Por que ferro sérico e saturação baixos, mas hematócrito de hemoglobina normal?

Pode haver vários motivos para níveis baixos de ferro sérico e saturação na presença de níveis normais de hemoglobina e hematócrito:

1. Deficiência de ferro sem anemia: Esta é uma condição em que os estoques de ferro do corpo estão esgotados, mas os níveis de hemoglobina permanecem normais. Isso pode ocorrer devido à perda crônica de sangue de baixo grau (por exemplo, devido a sangramento menstrual intenso, sangramento gastrointestinal ou uso crônico de certos medicamentos como aspirina), ingestão inadequada de ferro na dieta ou absorção prejudicada de ferro no intestino.

2. Anemia de doença crônica: Este tipo de anemia está comumente associado a várias doenças crônicas, infecções, condições inflamatórias (por exemplo, artrite reumatóide, doença de Crohn, câncer, etc.). Nestes casos, o corpo produz citocinas inflamatórias que afetam o metabolismo do ferro, levando à diminuição da absorção de ferro, ao sequestro de ferro nos macrófagos (um tipo de célula imunológica) e à redução da utilização de ferro para a produção de hemoglobina. Como resultado, o ferro sérico e a saturação podem estar baixos, enquanto a hemoglobina e o hematócrito podem estar normais ou apenas ligeiramente diminuídos.

3. Traço talassemia: A talassemia é uma doença sanguínea hereditária caracterizada pela produção reduzida ou ausente de uma ou mais cadeias de globina que constituem a hemoglobina. No traço talassemia, os indivíduos apresentam um gene de hemoglobina anormal e um gene normal, resultando em anormalidades leves na síntese de hemoglobina. Esta condição pode levar a níveis séricos de ferro e saturação ligeiramente baixos devido à eritropoiese ineficaz (produção de glóbulos vermelhos) e à utilização reduzida de ferro. No entanto, os níveis de hemoglobina e hematócrito são normalmente normais no traço talassemia.

4. Anemia sideroblástica: Este é um grupo raro de anemias caracterizadas pelo acúmulo de ferro nas mitocôndrias dos precursores dos glóbulos vermelhos na medula óssea. Isso leva à síntese prejudicada de hemoglobina, resultando em baixos níveis séricos de ferro e saturação. Apesar da disponibilidade reduzida de ferro, a hemoglobina e o hematócrito podem estar normais ou apenas ligeiramente reduzidos em alguns indivíduos com anemia sideroblástica.

É importante observar que níveis baixos de ferro e saturação sérica, juntamente com hemoglobina e hematócrito normais, também podem ser observados em certas condições, como gravidez e perda aguda de sangue. Uma avaliação abrangente, incluindo histórico médico, exame físico, exames laboratoriais e, às vezes, investigações adicionais, pode ser necessária para determinar a causa subjacente e o tratamento adequado.