casa |  | Informação em Saúde >  | Condições Tratamentos | hemorragia

Por que as artérias maiores parecem ser brancas em vez de vermelhas, mas as veias são azuis?

Artérias maiores aparecem brancas em vez de vermelhas principalmente devido ao fenômeno óptico conhecido como espalhamento Rayleigh . Este efeito de dispersão faz com que as ondas de luz azul e violeta sejam mais dispersas do que outras cores do espectro visível quando a luz interage com partículas ou moléculas na atmosfera ou outros meios.

Aqui está uma explicação de por que isso acontece:

1. Dispersão de luz: Quando a luz, incluindo a luz solar, passa através de qualquer meio, ela pode interagir com partículas ou moléculas presentes nesse meio. Essa interação pode fazer com que a luz seja espalhada ou redirecionada em várias direções. A quantidade de dispersão depende do comprimento de onda da luz e do tamanho das partículas ou moléculas.

2. Dispersão Rayleigh: O espalhamento Rayleigh é um tipo específico de espalhamento de luz que ocorre quando a luz interage com partículas ou moléculas muito menores que o comprimento de onda da luz. Este tipo de espalhamento é mais eficaz em comprimentos de onda mais curtos, como luz azul e violeta, e menos eficaz em comprimentos de onda mais longos, como luz vermelha e laranja.

3. Paredes Artérias: As paredes das artérias maiores são relativamente espessas e contêm muitas fibras de tecido conjuntivo, incluindo elastina e colágeno. Essas fibras estão dispostas em um padrão regular e atuam como centros de dispersão da luz. Quando a luz branca, que contém todas as cores do espectro visível, passa através da parede da artéria, os componentes da luz azul e violeta são espalhados de forma mais eficaz devido ao espalhamento Rayleigh.

4. Absorção Vermelha: Além da dispersão, parte da luz é absorvida pelos tecidos e pela hemoglobina dentro das paredes das artérias. A hemoglobina, a proteína transportadora de oxigênio nos glóbulos vermelhos, absorve luz na região azul esverdeada do espectro. No entanto, a quantidade de absorção não é significativa o suficiente para neutralizar completamente o efeito de dispersão.

Como resultado dos efeitos combinados da dispersão e absorção de Rayleigh, uma proporção maior de luz azul e violeta é espalhada de volta ao observador, dando às artérias maiores uma aparência esbranquiçada. Por outro lado, as veias parecem azuis porque a hemoglobina desoxigenada dentro delas absorve mais luz vermelha e amarela, permitindo que mais luz azul seja refletida e chegue aos nossos olhos.