casa | | Informação em Saúde > | Condições Tratamentos | hemorragia
O que é coagulação do sangue?
Coagulação do sangue ou
Coagulação sanguínea ou
Hemostasia é um processo pelo qual o sangue passa de líquido para gel, formando um coágulo sanguíneo. Previne sangramento excessivo quando um vaso sanguíneo é danificado. A hemostasia consiste em uma série de etapas fisiológicas que ocorrem em resposta a lesões nos vasos sanguíneos:
Vasoconstrição: Este é o rápido estreitamento dos vasos sanguíneos no local da lesão, o que ajuda a reduzir o fluxo sanguíneo e a prevenir mais sangramentos.
Formação de tampão plaquetário: As plaquetas se agregam e formam um tampão no local da lesão, reduzindo ainda mais o fluxo sanguíneo.
Coagulação sanguínea: Nesta fase, as proteínas do sangue conhecidas como factores de coagulação interagem com as plaquetas e o cálcio para formar uma rede de fibrina, que reforça o tampão plaquetário e forma um coágulo sanguíneo estável.
Esses processos acabam interrompendo o sangramento e formando uma crosta, que protege a ferida enquanto ela cicatriza. A hemostasia desempenha um papel crucial na prevenção da perda excessiva de sangue e na promoção do processo de cicatrização.